Por Laura Brehm
Pela primeira vez, a escola municipal E.M.E.B. Jorge da Cunha Carneiro, de Criciúma, participará do Festival de Dança de Joinville. O evento, reconhecido como o maior festival de dança do mundo, ocorre de 29 de julho a 2 de agosto, reunindo dançarinos de todo o estado, do Brasil e de diferentes países.
O grupo da escola é formado por 17 estudantes dos quartos, quintos e sextos anos. Criado em 2024, o grupo foi selecionado para se apresentar no “Festival da Sapatilha”, competição que integra a programação oficial do festival e acontece no dia 1º de agosto.

A coreógrafa responsável, Karol Benedet, explica que a seleção exigiu muito esforço e disciplina. “É uma coreografia de 2024, então passou por várias adaptações até a versão final que enviamos para o Festival de Joinville. Já no início do ano, começamos com ensaios duas vezes por semana, com o objetivo de mandar o vídeo em abril. Enviamos com bastante esperança, mas sabíamos o quanto é difícil ser selecionado”, relata.
Marcada por movimentos intensos e animados, a coreografia expressa a energia contagiante das crianças. “A dança é muito alegre. As meninas e os meninos têm uma energia muito alta, então a apresentação é vibrante do início ao fim. É bem bonita mesmo, com muita cor e muitos giros. Estamos com uma expectativa alta para o evento”, destaca a professora.
Segundo o gestor escolar da E.M.E.B. Jorge da Cunha Carneiro, Adriano Maragno Osellame, a escola é a única da região classificada para o festival. “Estamos muito felizes com a conquista. Será uma grande troca de experiências, e espero que o nosso grupo aproveite ao máximo essa oportunidade”, afirma.
