Há 15 dias da XXI edição da Gincana dos Cursos Técnicos (Gintec) do Colégio Satc, o tom da competição envolveu muita solidariedade e espírito comunitário. Isso porque, a união dos estudantes resultou na arrecadação de 1,1 tonelada de alimentos. A partir do engajamento das equipes Cemaq, Eletro-Elite, Mancha Azul e Papa-Grafite, as doações beneficiarão famílias em situação de vulnerabilidade em Criciúma e no Rio Grande do Sul, atendidas pela Cruz Vermelha.

Além de promover a integração entre os estudantes dos cursos técnicos da Satc, a Gintec possui um forte propósito social. “Percebemos um comprometimento amplo das equipes. Isso é comprovado pela quantidade de alimentos que foram doados, que é muito acima do que muitas das equipes tinham para cumprir a prova. E isso demonstra o empenho com a questão social e com essa tarefa muito importante dentro da gincana. Nosso papel enquanto instituição tem esse caráter de ajudar o próximo, justamente para que a gente possa fazer o bem para as pessoas, tendo o envolvimento das nossas turmas”, destaca o coordenador dos Cursos Técnicos do Colégio Satc, Adelor Felipe da Costa.

A doação de alimentos será transformada em cestas básicas distribuídas a famílias vulneráveis por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Criciúma e outras entidades. “Essa campanha tem muita importância para nós, nesse período de inverno as famílias ficam ainda mais desamparadas e precisamos ajudá-las. Para além dos moradores da nossa cidade, também estaremos enviando semana que vem essas doações para o Rio Grande do Sul, pois muitas cidades ainda carecem de ajuda por conta das enchentes de 2024 e deste ano. Por isso, essa quantia de 1,1 tonelada chegou em um momento importante”, afirma o vice-presidente da Cruz Vermelha, Almir Fernandes.

A Gincana que é tradição no Colégio Satc, tem como propósito principal a integração entre os Cursos Técnicos, diversão e senso de responsabilidade social. “Queremos formar profissionais de excelência, mas para além disso, entregar à comunidade jovens conscientes de seu papel social. Ficamos muito orgulhosos de ver o emprenho dos nossos alunos e ver que essa união de equipes resultou nessa arrecadação tão expressiva”, destaca a diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli.