A criatividade e a consciência ambiental deram o tom de uma iniciativa diferente no Colégio Satc. Alunos do Ensino Médio participaram da Gincana de Brinquedos Sustentáveis, um projeto que desafiou os estudantes a criar brinquedos pedagógicos utilizando apenas materiais recicláveis. A atividade, organizada pela Coordenação do Ensino Médio em parceria com o Sistema de Gestão Integrada (SGI) da Satc, teve como foco a educação ambiental e o desenvolvimento de um olhar mais empático e inclusivo.

A ideia surgiu da vontade da instituição de promover uma ação de conscientização e reflexão com os alunos. “Não foi uma atividade de uma disciplina específica, foi um projeto da coordenação em conjunto com o SGI da escola. Queríamos incentivar a criatividade, a inovação e um olhar diferenciado para os materiais que, muitas vezes, acabam sendo descartados como lixo”, explicou a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just.

O desafio principal da gincana era criar brinquedos que pudessem ser utilizados por crianças e que tivessem uma intenção pedagógica. O conceito de ‘brincar com propósito’ esteve presente em todas as etapas da atividade. “Os alunos precisavam pensar em brinquedos que fossem acessíveis. Ao final da proposta, quatro brinquedos foram realmente desenvolvidos. Cada um deles mostrou um nível de criatividade e preocupação ambiental muito interessante”, pontuou a coordenadora.

Entre os projetos apresentados, um brinquedo em especial chamou a atenção da comissão avaliadora: uma ‘feirinha’ sensorial, desenvolvida com foco na educação inclusiva. O brinquedo, feito com diferentes texturas e cores, foi o vencedor da gincana.

“O brinquedo vencedor foi pensado justamente para crianças neurodiversas, dentro de uma perspectiva de inclusão. Esse olhar atento e sensível dos alunos foi um grande destaque”, afirmou Adriana.

Educação ambiental e social

Além da proposta ambiental, o projeto também contribuiu para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.

“Esse tipo de atividade ajuda muito na formação integral dos nossos alunos. Eles exercitaram a empatia, o trabalho em equipe, o pensamento fora da caixa e a capacidade de enxergar valor em materiais simples”, destacou a coordenadora.

Projetos vencedores:

1º lugar – Luiz Eduardo Barrichello De Bonna, Isabelly Freitas Spader, Isack Baptistella Alves da Silva e Mariela Fernandes Miranda

2º lugar – Isabela Becker Fabris, Renato Locatelli, Bruno Canever da Silva e Giovana Bosa Zaguini

3º lugar – João Vitor Benedet de Aguiar, João Vitor Soratto Martinello, Igor Alberto Viana e Marciele Borges Pacheco