A Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais de Santa Catarina (DIISC), preparou uma ação especial de conscientização, o ‘Piquenique Maio Roxo’ em Criciúma. A instituição visa promover a politização dos assuntos que envolvem as doenças, troca de informações e experiências entre profissionais da saúde e pacientes, nesse mês de visibilidade. O evento ocorre neste domingo (18), no Parque da Prefeitura Municipal, das 10h às 12h.
O evento terá as participações especiais da gastroenterologista, Dra. Gabriele Braz, e da coloproctologista, Dra. Rayssa Prá Buss. A ação tem o intuito de promover um lugar seguro e acolhedor, proporcionando uma interação responsável entre profissionais da área, pacientes e toda a comunidade.
“A luta é constante e muitas vezes invisível. Exige muita coragem, um tratamento adequado, compreensão e apoio da sociedade. Quem adere à campanha do Maio Roxo, se sensibiliza com a causa e da voz para quem enfrenta esses desafios silenciosos, demonstrando solidariedade”, explica a vice-presidente da DIISC, Marina Amboni Marcelino Silvestrini.
Campanha Maio Roxo
Na próxima segunda-feira (19) é comemorado oficialmente o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal. “A intenção dessas ações que promovemos durante o mês, vão além de uma campanha de saúde. Simbolizam um movimento de empatia e acolhimento para os que convivem com essas condições diariamente”, enfatiza a vice-presidente.
O Maio Roxo é um mês dedicado a conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais, como a doença de crohn e a retocolite ulcerativa. “Estas inflamações que afetam o sistema digestivo, impactam diretamente na qualidade de vida dos pacientes”, relata Marina.
*Matéria produzida pela acadêmica Sara Gekas, assessoria voluntária*