Os alunos da Educação Infantil do Colégio Satc viveram uma experiência diferente e cheia de aprendizado na tarde desta terça-feira (22). Como parte do projeto ‘Meu Corpo em Movimento’, a dentista da instituição recebeu a turma do Infantil III para conversar sobre os cuidados com a higiene bucal e a importância da alimentação saudável. Os pequenos puderam explorar esse universo de forma lúdica e adequada à sua faixa etária.
A iniciativa teve como objetivo principal tornar o tema acessível e divertido, ajudando as crianças a entenderem desde cedo que cuidar dos dentinhos pode, sim, ser algo prazeroso. “Conversei com as crianças um pouco mais da relação da alimentação, da importância da escovação diária, da anatomia dos dentes e da boca. Mesmo sendo pequenos é importante essa fala, mesmo que não seja aprofundada e técnica, mas o que vale é o contato com o assunto. Então frisei sobre a escovação três vezes ao dia, o uso do fio dental, alimentação saudável e a visita ao profissional a cada seis meses”, explicou a dentista do Colégio Satc, Cristina Alamini.
A vista da profissional faz parte do projeto trabalhado com a turma, que envolve a saúde das crianças. “A presença da dentista é mais uma etapa do projeto ‘Meu Corpo em Movimento’. Dentro dessa temática, estamos trabalhando tudo aquilo que envolve o corpo humano. Já tivemos a presença da psicóloga Michele, que falou sobre as emoções, e da nutricionista Bruna, que falou sobre alimentação saudável. A vinda da dentista foi para falar sobre a higienização bucal dos dentes, da escovação dentro da rotina, principalmente, para que se torne um hábito dos nossos pequenos”, pontuou a professora da turma, Maria Tereza Medeiros.
Visita ao dentista
A atividade envolveu também a familiarização das crianças com o ambiente do consultório. “Trouxemos os alunos no consultório para que comecem a perder o medo. Quando for necessário vir, já vão estar mais tranquilos, sem aquele estigma de que o dentista é algo assustador”, destacou a dentista.
Além do contato com a dentista, as crianças puderam conhecer de perto os instrumentos usados pelos profissionais e entender que esse cuidado pode ser algo leve e natural. “Queríamos que os alunos entendessem que ir ao dentista pode ser legal, divertido, que não dói e que é muito importante para a saúde deles”, enfatizou Maria Tereza.




