Dados do Detran apontam que Santa Catarina possui mais de um milhão de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), registradas para pessoas entre 40 e 59 anos. Faixa etária é a considerada meia idade. Deste número, mais de 51 mil são de Criciúma.

De acordo com o psicólogo Diego Borba, o principal problema enfrentado pelas pessoas de meia idade quando estão tirando a CNH, é a auto enganação. “É criada a fantasia de que são muito velhos para isso. Acreditam que terão dificuldades em aprender a dirigir ou “memorizar” as regras”, afirma Borba.

Outro problema, seriam a perda de reflexo e motora. “São dificuldades que a própria idade traz. Pessoas entre 40 e 59 anos, que estão tirando a CNH pela primeira vez, também tendem a achar a autonomia desafiadora. Isso muitas vezes atinge o emocional e complica todo o processo”, explica o psicólogo.

Essas dificuldades listadas por Borba, foram alguns dos desafios que a empregada doméstica, Vanilda Meister, enfrentou enquanto tirava a CNH. “Eu me senti um pouco nervosa. Com bastante medo de não conseguir passar nas provas. O cérebro da minha idade, não é mais tão jovem e custa mais a aprender”, confessa Vanilda.

Mesmo que a tarefa tenha sido árdua, o desejo por independência levou a empregada a seguir em frente. “É ir aonde eu quiser sem precisar de ninguém para me levar. É poder sair sozinha sem precisar de pessoas. Então era isso que eu buscava, a minha independência. Graças a Deus eu consegui”, expressa.

Foto/Meia idade x habilitação