Os ovos de Páscoa devem ficar mais caros em 2025. O motivo, segundo dados divulgados pela Investing.com, está relacionado com a valorização do cacau. O aumento no preço do fruto é resultado de dificuldades climáticas, enfrentados por Gana e Costa do Marfim. A alta da matéria prima, afeta diretamente produtores e consumidores dos ovos de chocolate.  

Além do efeito no preço dos ovos de Páscoa comercializados nos mercados, a alta do cacau tem afetado os microempreendedores, que atuam na produção de forma independente. “Tem afetado muito, porque a nossa matéria-prima é o chocolate para a confecção dos ovos. E por conta dessa alta temos que aumentar o valor dos doces também. E às vezes os clientes acham muito caro, e não aceitam essa mudança”, declara a confeiteira, Sônia Sebastião.  

A alternativa encontrada pela confeiteira, é o uso da criatividade para manter uma produção constante e com qualidade. “Tivemos que usar outras formas de produzir os ovos de Páscoa. Criar uma variedade dos doces, como os ovos versão mini. Tentamos encontrar outras maneiras de cativar o público, consequentemente usando muito mais a criatividade”, exemplifica Sônia.  

A procura por ovos de chocolate caseiros tem continuado expressiva apesar das dificuldades econômicas relacionadas a matéria prima. “Tenho tido bastante procura, principalmente de antigos fregueses. O preço aumenta, mas as pessoas não deixam de comer chocolate. Tenho principalmente clientes que compram para presentear as crianças”, finaliza a confeiteira.  

Segundo dados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), os dois países que enfrentam dificuldades climáticas, Gana e Costa do Marfim, são responsáveis por 60% da colheita de cacau no mundo. Ambos estão localizados na África Ocidental. 

A popularização dos ovos gourmet  

Uma das primeiras imagens que surgem na mente das pessoas quando se fala em Páscoa, são os corredores dos mercados repletos de ovos de chocolate. Porém, nos últimos anos, algumas pessoas têm substituído o formato tradicional, por ovos gourmet. Esse estilo de doce tem recebido destaque por sua variedade de formatos e recheios.  

A médica veterinária, Danúbia Rodovanski Caetano, opta por essa mudança a cinco anos. “O primeiro motivo é que comparado com os ovos do supermercado, o gourmet, mesmo que se assemelhe em preço, vem com uma quantidade de chocolate maior. Geralmente, são chocolates mais nobres, e trufados. Então a qualidade do chocolate, nos deixa mais balançados a fazer essa substituição”, relata. 

Relação do Brasil com o cacau  

O cacau faz parte da história do Brasil. O fruto é originário dos trópicos da América do Sul, mais especificamente da região amazônica. Porém seu cultivo teve início a partir dos povos mesoamericanos da América Central, por volta de 1900 a.C.  

Atualmente, com cerca de 600 mil hectares de cacau cultivados e 75 mil produtores, o Brasil ocupa a posição de 6º maior produtor mundial do fruto. Com uma produção superior a 200 mil toneladas de amêndoas por ano. Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 a produção chegou a 273 mil toneladas.