A aplicação de um conhecimento teórico faz com que os alunos tenham aprendizados reais e palpáveis, consolidando assuntos, teorias e desenvolvendo habilidades e competências. Durante a disciplina de Práticas de Laboratório III, os alunos do Curso Técnico em Química do Colégio Satc produziram detergente liquido caseiro a partir de sabão de coco e suco de limão. A atividade prática também incluiu a realização de testes para avaliar a qualidade do detergente fabricado, verificando a formação e a duração da espuma, além de comparar o desempenho de diferentes detergentes comerciais e caseiros.  

O projeto de fabricação do sabão líquido foi realizado por meio de um procedimento experimental. “Os alunos produziram um detergente caseiro utilizando ingredientes simples e técnicas de laboratório. O processo envolveu a dissolução do sabão de coco em água, aquecendo a mistura e adicionando ingredientes como suco de limão e amoníaco para promover a dissolução e emulsificação dos componentes. Após a mistura e homogeneização, o detergente caseiro foi produzido”, explica a professora de Química do Colégio Satc, Letícia Silvano.

Durante o experimento, os estudantes aplicaram conceitos fundamentais de química, como reações ácido-base, processos de emulsificação e solubilização, que são essenciais para entender a formação e a eficiência de detergentes. Para a produção ser completa, duas aulas simultâneas ocorreram com orientação dos professores, Michael de Bona e Letícia Silvano.

“Durante a aula prática, os alunos desenvolveram habilidades práticas importantes, como medição, preparo de soluções, controle de temperatura e agitação de misturas. Além de aprenderem a observar e registrar dados de forma sistemática. O projeto envolveu a fabricação de um produto amplamente utilizado no dia a dia, o que permitiu aos estudantes perceberem a importância da química na vida cotidiana, promovendo uma conexão prática entre a teoria aprendida na sala de aula e as aplicações no mundo real”, pontua a professora.

A formação técnica fomenta o desenvolvimento integral dos profissionais, por isso, o contato com situações reais do mercado auxilia nesse processo. “A atividade também estimulou os alunos a analisar a eficiência de diferentes detergentes com base na quantidade e duração da espuma formada. Isso os fez refletir sobre a importância de parâmetros como a composição e a concentração de ingredientes na qualidade do produto final”, ressalta Letícia.

Aprendizados práticos

A química esteve envolvida em várias etapas do experimento do detergente caseiro, proporcionando aos alunos uma compreensão mais profunda dos processos químicos envolvidos na fabricação e avaliação dos detergentes.

“Durante o processo, a adição do vinagre (ácido acético) e do bicarbonato de sódio gera uma reação de neutralização, formando dióxido de carbono e água. Essa reação efervescente é um exemplo de como reações ácido-base podem ser usadas para produzir efeitos visíveis e mensuráveis, como a formação de espuma”, explica a professora.

Reações ácido-base, emulsificação, solubilização, dissolução e propriedades físico-químicas dos detergentes são análises técnicas importante para os futuros profissionais, permitindo aos alunos compreenderem as variáveis que afetam a qualidade de produtos químicos comuns.