O ambiente escolar proporciona não apenas o aprendizado intelectual, mas também o desenvolvimento emocional e a diversidade de conhecimentos, culturas e vivências. No Colégio Satc, o Ensino Integral Anos Iniciais promove apoio pedagógico aos alunos que vai além da sala de aula, onde a aprendizagem tem um potencial multiplicador e acolhedor. Durante o período em que não estão no ensino regular, as turmas do 1º ano 5º ano participam de um cronograma especial que inclui o acolhimento, rotina de estudos, momentos de lazer, atividades lúdicas e projetos de interação com os colegas.
As primeiras semanas do semestre letivo de 2025 estão sendo de adaptação e construção de conexão entre os professores e alunos. “Esse começo de ano está sendo fantástico, os estudantes estão muito ligados nas atividades, sendo proativos, e isso os ajuda muito no desenvolvimento das aprendizagens. Com novas atividades propostas à cada encontro, os alunos são incentivados a desenvolver ainda mais a autonomia e a responsabilidade, onde são divididos horários para organização, rotina de tarefas, tirar dúvidas e a hora de brincar também”, conta a professora do 5º ano do Ensino Integral, Juliana Damásio da Silva.
A diversificação das atividades didáticas abre portas para novas experiências a cada dia. “As crianças que frequentam o período integral contam com uma grade de atividades diversificadas, incluindo o desenvolvimento da linguagem corporal com atividades físicas e contato com projeto investigativo de pesquisas. Como também de aprimoramento da língua inglesa com o Programa Bilíngue, acesso a Tecnologias Aplicadas e com apoio pedagógico de qualidade na realização das tarefas de casa, favorecendo que o tempo em casa com a família seja aproveitado com a máxima qualidade”, destaca a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Satc, Ana Paula Silva.
Programa Bilíngue
A partir do 1º ano do Ensino Fundamental, os alunos têm a possibilidade de participarem do Programa Bilíngue que ocorre no período integral. Com uma metodologia inovadora, o ensino une o inglês com as aprendizagens de conteúdos disciplinares de forma integrada, como história, geografia e tecnologia.
Desde o início do ano, as turmas de 1º a 5º ano tem participado de experiências com a língua estrangeira no dia a dia, fazendo com que o estudo evolua de forma natural e confortável para cada um. “A proposta do programa é promover às crianças uma imersão na Língua Inglesa. Com aulas que exploram as diferentes temáticas da turma, seja sobre o projeto investigativo ou demais atividades. Aproximando os estudantes da língua dentro daquilo que estão vivenciando no dia a dia”, informa a coordenadora.
Aprendizagem focada na experiência
Com as turmas 1º ao 5 ano, os jogos e dinâmicas desenvolvidas em grupo contribuem com o raciocínio, atenção e com compartilhamento de conhecimento e apoio pedagógico, pois é o aprender o um com o outro, é trabalhar as questões socioemocionais.
Novos desafios são lançados com objetivo de instigar os alunos a organizar, problematizar e pôr em prática as atividades propostas. “Para esse ano teremos o projeto ‘Pequenos Empreenderes’ com foco na educação Financeira. Vivemos em uma sociedade onde a relação com o dinheiro e o consumo se inicia cada vez mais cedo. No entanto, a maioria das crianças cresce sem uma educação financeira estruturada, o que pode levar a dificuldades futuras no gerenciamento de recursos. E em sala de aula trabalharemos essas questões envolvendo também o espírito empreendedor, uma competência essencial para a vida profissional e pessoal dos alunos”, relata a professora.







