A utilização de ambientes ao ar livre durante a infância é uma forma de explorar a natureza e desenvolver habilidades sensoriais, motoras e ecológicas. Na Educação Infantil do Colégio Satc essas práticas fazem parte semanalmente das atividades da turma Integral, onde os alunos participam ao longo do ano do projeto de plantio no Horto da instituição. As crianças de três à cindo anos aprendem sobre cultivo de plantas, hortaliças, temperos e chás colocando a mão na terra.
A primeira ida ao horto foi cheia de aventura, visto que, os pequenos foram até o local em um passeio com o ônibus da instituição. “Muitas crianças nunca haviam subido no ônibus, então eu fiz todo um preparo para escutarem o barulho do motor, colocarem o cinto, ficarem sentados em todo o trajeto. Após isso, fizemos o passeio pela escola e percebemos o quanto ela é grande e tem todo o espaço da natureza”, conta a professora do Ensino Integral do Colégio Satc, Tais Agda da Rosa.
Para que o primeiro contato com o plantio fosse especial cada um dos alunos recebeu a sua semente para cuidar. “A aprendizagem precisa ser compartilhada, com isso, sempre conversamos sobre o que cada um sabe sobre o tema e na atividade do horto era sobre plantar. Com a sua semente em mão, cada aluno teve o cuidado para não apertar ela para chegar a hora de plantar. Falamos sobre como enterrar a semente, a quantidade de terra, a força, o cuidado. No próximo encontro vamos cultivar a terra. Vamos acompanhar o desenvolvimento dessa semente e perceber o que vai acontecer com ela. Até chegar à colheita, que esperamos que seja farta”, explica Tais.
O plantio que se multiplica
Com a proposta de plantio de diferentes sementes e mudas, o projeto do horto também se relaciona com o desenvolvimento saudável das crianças.
“Os nossos cultivos também são relacionados a um desenvolvimento saudável, porque trabalhamos com a alimentação e falamos sobre o que nós precisamos fazer para ter saúde. Nessa proposta nós temos o apoio da nutricionista também, porque com o trabalho de cultivo, colheita, os alimentos farão parte da refeição das crianças e futuramente da nossa feirinha”, relata a professora.
As aprendizagens fora da sala de aula impactam no entendimento dos pequenos sobre os ambientes e os cuidados que precisam ter. “Durante as visitas ao horto também apreciamos o viveiro da escola que já tem algumas plantas, algumas crianças já conheciam o nome das suculentas. Outros já sabiam identificar qual flor tem espinho e que não pode ser tocada. Nós então falamos sobre o observar, não colocar nas mãos, até esse cuidado mesmo de não levar as coisas à boca. Tudo é novo para essas crianças e precisamos ensiná-las nesse caminho”, pontua Tais.
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