O Cobusiness, programa de inovação corporativa da Satc, finalizou 2024 com resultados expressivos e avanços significativos em sua trajetória de transformações no ambiente empresarial. Com um total de 20 empresas parceiras, ao longo do ano, o programa impulsionou o desenvolvimento de 40 projetos de inovação, e concluiu outros 15, gerando uma economia de R$ 1 milhão para as organizações envolvidas.
Voltado para inovação corporativa, o programa ajuda empresas a navegarem por soluções estratégicas, conectando-as com novas oportunidades de negócios. E as expectativas para 2025 são de números ainda maiores. A projeção de nova receita para algumas empresas parceiras no ano que vem, a partir dos novos negócios gerados, está estimada em R$ 4 milhões – valor que deve crescer conforme mais projetos forem concluídos.
Mas além dos números financeiros, o Cobusiness também se destaca por promover uma mudança na cultura organizacional das empresas envolvidas. Em 2024, mais de 100 colaboradores foram formados como analistas de inovação, ampliando a capacidade das empresas de implementar ideias inovadoras. Outros 30 colaboradores estão em fase de formação na pós-graduação de Análise de Negócios Corporativos, consolidando a aposta na qualificação como diferencial competitivo.
Segundo a gerente de Consultorias e PD&I do Centro Tecnológico (CT) Satc, Pâmela Milak, o programa torna as empresas mais preparadas para competir em um mercado globalizado. “As iniciativas de inovação têm um retorno intangível, no que diz respeito à cultura de inovação e ao impulsionamento de formadores de opinião dentro das empresas por meio da participação nesse tipo de programa, mas também há o tangível, que é o resultado econômico financeiro do negócio”, afirma.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do CT Satc, Luciano Bilessimo, o Cobusiness está alinhado com a missão da Satc de promover pesquisa aplicada e inovação de alto nível. “Os projetos desenvolvidos em 2024 não só impulsionaram os resultados financeiros das empresas, mas também demonstraram como a inovação pode ser uma ferramenta transformadora para a competitividade no mercado”, acrescenta.
Perspectivas do Cobusiness para 2025
Com os resultados alcançados em 2024, as perspectivas para o próximo ano são ainda mais promissoras. Além do crescimento financeiro esperado, o Cobusiness pretende ampliar o impacto do programa e continuar formando profissionais altamente qualificados para liderar iniciativas inovadoras.