Com o verão se aproximando, é necessário o cuidado com as praias, por isso, é importante saber como funciona a preparação dos Guarda-Vidas, indo desde a sinalização até o resgate. A Operação Veraneio, começou dia 15 de novembro e irá até o final de fevereiro. Para atuar como voluntário, é necessário passar por um curso admissional.
O comandante do 2º Pelotão de Bombeiros Militar em Sombrio, o Capitão Ricardo Cavaler Bianchi, explica como alguém pode se tornar um voluntário. “Para ser guarda-vidas tem que ter mais de dezoito anos e ter um condicionamento físico mínimo. Para isso se realiza um teste de corrida e natação e atingindo os índices ele ingressa no curso. Após sua aprovação ele está apto a participar da operação veraneio”, explica.
Bianchi também fala sobre como funciona a sinalização das praias. “As bandeiras que se colocam acima dos postos, servem para indicar o nível de perigo do mar, com a vermelhar sendo alto risco de afogamento, a amarela, médio risco e a verde baixo risco de afogamento. A bandeira roxa, significa presença de águas-vivas e a preta indica que o posto está desativado”, ressalta.
O comandante ainda fala sobre as bandeiras triangulares. “As bandeiras triangulares, são colocadas, fincadas com estacas, bambu, algum pedaço de pau, dentro da água, onde tem a corrente de retorno, com o intuito de sinalizar este local. Já que ali, surge uma vala onde se a pessoa cair, será puxada com muito mais força para dentro do mar”, destaca.