A Darwin, startup incubada no Colearning Satc, alcançou o primeiro lugar na região Sul do BRDE Labs Growth SC 2024. Após se destacar entre 100 empresas participantes, a startup recebeu um investimento de R$ 30 mil. A conquista reforça o papel estratégico da incubadora, parte do ecossistema de inovação do Centro Tecnológico (CT) Satc, no desenvolvimento de empresas inovadoras.

O programa, promovido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), distribuiu um total de R$ 360 mil para as startups vencedoras das seis mesorregiões de Santa Catarina. Durante cinco meses de aceleração, os participantes passaram por uma jornada de aprendizado que incluiu workshops online sobre vendas, mentorias especializadas, diagnósticos de negócios e apresentações em bancas regionais.

Para o fundador da Darwin, Gustavo De Lucca, o processo foi essencial para o crescimento da startup. “O programa nos deu uma base sólida para focar no comercial e avaliar nosso progresso ao longo do tempo. Foram meses de aprendizado e trabalho duro, que nos levaram a essa conquista. Além do prêmio financeiro, vamos contar com acompanhamento contínuo para ampliar nosso impacto”, detalhou.

Colearning Satc como agente transformador

O sucesso da Darwin é mais um exemplo da relevância do Colearning no apoio às startups da região. Conforme o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do CT Satc, Luciano Bilessimo, a conquista reflete o compromisso da instituição em promover a inovação.

“O reconhecimento da Darwin é um reflexo do trabalho que realizamos no Colearning e no ecossistema do CT. Nosso objetivo é proporcionar o suporte necessário para que empreendedores transformem ideias em soluções de impacto. Estamos muito orgulhosos e seguimos firmes no propósito de impulsionar a inovação na região Sul e no Brasil”, destacou.