Desde 2016, o Colégio Satc promove a disciplina de Tecnologias Aplicadas (TA) em sua base educacional, abrangendo desde o Ensino Infantil até o 1º ano do Ensino Médio. Durante as aulas, os alunos têm contato com o mundo maker, robótica, programação, pensamento computacional, segurança na internet, inteligência artificial e ferramentas de ensino que promovem um uso consciente. Para 2025, a instituição atualizará na sua base curricular a disciplina TA+, que fará a união entre aprendizagens de Inglês com a tecnologia. Os estudantes de três à 16 anos poderão aperfeiçoar suas competências comunicativas na língua inglesa e ter um contato extra com o idioma.
A educação digital proposta pela instituição busca se alinhar ainda mais com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentiva a inclusão de conteúdos de computação na Educação Básica. “O objetivo do TA+ é fazer com que alunos compreendam, respeitem e utilizem as tecnologias de modo consciente. Para que assim, aprimorem suas habilidades socioemocionais e conhecimentos culturais, assim como aperfeiçoem suas competências comunicativas na língua inglesa”, explica a coordenadora de Tecnologias Aplicadas do Colégio Satc, Andréia Mariot Scarduelli.
As aulas de inglês seguirão com a mesma carga horário, com o Sistema de Ensino Bernoulli, só que agora o currículo vai estar alinhada com as aulas de TA+. “Os conteúdos do currículo da disciplina de Língua Inglesa passarão a ser alinhados com os de TA+ por meio de projetos para que os alunos usem o idioma em atividades práticas e significativas. Além de expandir as possibilidades de acesso e uso de diferentes ferramentas da área da tecnologia, conectando o idioma com as inovações ascendentes”, pontua a coordenadora de idiomas do Colégio Satc, Beatriz de Medeiros.
As aulas serão realizadas em laboratórios especializados, incluindo robótica, informática, sala maker, salas de metodologias ativas, Pronto 3D e estúdio de rádio e TV. São ministradas por professores especialistas em Tecnologia, com o apoio de estagiários dos cursos de Engenharia.
Um dos propósitos do ensino-aprendizagem da instituição é fazer com que cada turma aprenda a realizar e criar práticas de forma crítica e significativa, para que se comuniquem, acessem e disseminem informações de modo responsável. “No Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, os projetos serão alinhados com a professora de sala, a professora de inglês e de TA+. No Ensino Fundamental Anos Finais iremos ter um Upgrade do currículo e avaliações com ênfase no Empreendedorismo, educação financeira, Inteligência Artificial e mais aulas Makers”, destaca Andréia.