A conclusão do Ensino Médio e Técnico está na reta final e as dúvidas quanto ao que cursar na faculdade ainda faz parte do pensamento dos alunos. A incerteza na hora de escolher uma profissão é uma realidade na vida de muitos jovens e no Colégio Satc esse momento de tomar uma decisão começa com a formação técnica. Para contribuir ainda mais nesse processo, os estudantes da instituição tiveram a possibilidade de participar da Jornada UniSatc, um ciclo de eventos e atividades especiais que visam auxiliar na escolha dos jovens quanto à graduação que querem cursos em 2025.
A formação técnica oferecida no Colégio Satc é o primeiro passo para o direcionamento dos alunos que estão partindo para o mercado de trabalho. “O Curso Técnico representa um passo fundamental na formação profissional, proporcionando interação com a área escolhida e estimulando o interesse pela continuidade dos estudos. Assim, a transição para a graduação se torna um movimento natural e enriquecedor, onde nosso papel de formação passa pela orientação destes alunos para a melhor escolha”, explica o coordenador do Ensino Técnico, Adelor da Costa.
Com uma proposta dinâmica e participativa, os alunos dos Técnicos puderam conhecer mais profundamente três cursos, dos 13 oferecidos pela UniSatc. “Realizamos diversos workshops para fazer com que o aluno tenha assertividade na sua escolha acadêmica, porque isso vai impactar também na vida profissional dele. O Programa Universidade Gratuita, por exemplo, não permite troca de curso, então é fundamental que o jovem já inicie o curso correto. Então, é uma escolha extremamente importante e definitiva, por isso a questão dos workshops, para que eles possam ter mais segurança no caminho que irão seguir”, pontua o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan”.
A Jornada UniSatc é uma oportunidade para que os alunos tenham compreensão aprofundada dos cursos de graduação que se conecta diretamente ao que estão estudando no Ensino Técnico. “Os estudantes puderam escolher os cursos que eram do seu interesse para estar conhecendo, conversando com o coordenador, conhecendo os laboratórios e o mercado de trabalho, tudo aquilo que é desenvolvido dentro do curso de graduação. É um processo que teve um sucesso enorme, as turmas demonstram que esse conhecimento acaba sendo importante para tomar a decisão deles e recebemos feedbacks muito positivos sobre essa iniciativa”, relata o coordenador.