Popularmente conhecida como ‘Festa das Etnias’, a Quermesse tem o intuito de unir famílias e tradições. A 32° edição do evento ocorrera entre os dias 4 e 9 de novembro. Tradicionalmente celebrado na praça Nereu Ramos, este ano a festa ocorrerá na Rua Coberta Giro Henrique Lodetti, na área central da cidade.   

Criada em 1989, a Quemesse surgiu como uma necessidade de unir as etnias presentes no município. “Este é um evento com mais de 30 anos de tradição no nosso município. Surgiu como uma festa para unir e congregar as etnias presentes em nossa região. Tomou grades proporções com o tempo, até se popularizar como ‘festa das etnias”, comenta diretor cultural da Fundação Cultural de Criciúma, Ismail Ahmad Ismail. 

Porém, nos últimos anos essa festividade perdeu aos poucos sua popularização. “Pela diminuição na popularização do evento, surge a ideia de retomar essa festividade tão importante e tradicional da nossa região. Em suas duas últimas edições aconteceu na praça Nereu ramos. Já este ano ela acontecerá em um novo espaço que nos foi cedido, a rua coberta”, relata Ismail.  

A festividade retorna se reinventando, para conquistar as novas gerações sem perder sua essência. “Este ano a maioria das atrações serão voltadas a artistas da região. Uma maneira de abrir espaço e valorizar os talentos locais. Atrações que sempre procuramos manter são as com escolas municipais, escolas de dança e música. Teremos mais de 40 espetáculos neste sentido”, finaliza o diretor cultural.