A educação está conectada à literatura, contribuindo para cada etapa do aprendizado dos alunos. Com o objetivo de destacar esse universo de conhecimento, o Colégio Satc realiza a Jornada Literária. Neste ano a homenagem ao Dia Nacional do Livro buscou explorar as diversas habilidades dos estudantes, com atividades variadas entre produção de livros, histórias em quadrinhos e jogos. A iniciativa é voltada para as turmas dos Ensinos Fundamentais – Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio.

“Esses trabalhos são feitos dentro dos componentes, principalmente de língua portuguesa, produção textual e literatura, que eles desenvolvem em parceria também com outras disciplinas. A Jornada Literária busca trabalhar com os objetivos do desenvolvimento sustentável que se encaixam dentro da proposta e a partir deles é feito o desenvolvimento do trabalho”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental, Sandra Marcon.

A criatividade e o talento dos alunos foram mostrados por meio de uma exposição pelos corredores do colégio. Jogos com materiais recicláveis, histórias em quadrinhos, desenhos, colagens, livros de autoria dos próprios estudantes. Estes foram apenas alguns dos projetos que decoraram o ambiente durante a Jornada Literária.

“Tivemos vários trabalhos incríveis, mostrando como a literatura pode ser mágica e despertar habilidades que nem imaginávamos. As turmas do Integral participaram com o programa bilíngue fazendo o uso dos seus livros. Teve a construção do trem que trabalha a história da Anita Garibaldi, o estudo dos animais com o livro A família do senhor Lagarto. Então cada ano foi estudado um livro de literatura”, destaca Sandra.

Ainda, segundo a coordenadora, os projetos foram, desenvolvidos de maneira multidisciplinar, conectando a literatura também com componentes como Inglês, Artes, Tecnologias Aplicas e até Matemática. Desta forma, os estudantes fizeram os seus trabalhos de acordo com o grau de dificuldade que se adequava com o ensino de cada disciplina.

Jornada Literária e a formação de um cidadão crítico

Para as turmas do Ensino Médio, a experiência também foi enriquecedora. Os alunos participaram da Jornada Literária com projetos e trabalhos que valorizassem a cultura, despertando o interesse dos alunos.

“Trazer essa importância da literatura para os alunos é valorizar uma formação muito maior. Desde as escolas literárias, cada fase da história que nós passamos, cada autor da literatura clássica ou contemporânea, brasileira ou não. A importância de tudo isso, na verdade, é a formação do indivíduo culto, crítico, e que valoriza a sua identidade e formação enquanto cidadão”, comenta a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just.

Para a coordenadora, a semana contribuiu para relembrar a formação cultural dos alunos, afinal cada fase histórica trabalhada pelos estudantes mostrou o que era vivenciado naquele período. “Quando a gente trabalha a literatura e os paradidáticos em si como um todo impulsionamos um cidadão crítico que tem um pensamento reflexivo, a partir de uma análise de uma ópera literária. Então isso permite a ampliação do repertório cultural, contribuindo para uma visão muito mais ampla da sociedade como um todo”, pontua.