As cores escolhidas para a estação mais florida do ano são os tons pastéis. Em 2024 houve um destaque maior para as cores naturais, e esta tendencia que acompanhou o inverno, se estenderá na primavera e verão. A estilista Caroline Junkes, detalha as principais tendencias, cores e tecidos apontados pelo mundo da moda para a temporada.  

Cores. A primavera costuma ser uma estação colorida nas ruas, com o florescer da natureza, uma maior aparição do sol. Não é diferente nas vitrines. “Os tons pastéis, que já vêm ganhando espaço há um bom tempo, continuarão em alta. Azul bebê, rosa bebê, pêssego, lavanda e tons mais naturais também, como verde musgo, terracota, areia. Em geral, tons de bastante conexão com a natureza”, relata a estilista.  

Já as cores mais vibrantes, segundo Caroline, tendem a aparecer na transição da primavera para o verão. “Começam a aparecer principalmente na primavera-verão o laranja, rosa, um amarelo mais vibrante. Mas de qualquer forma, em relação às cores, as principais mesmo são os tons pasteis, azul bebê e o rosa bebê”, afirma.  

Com o aumento nas temperaturas durantes os meses que finalizam o ano, é preferível peças práticas e leves. A escolha de tecidos mais frescos e com bom caimento é essencial. “Há uma migração para tecidos mais fresquinhos e mais respiráveis nesta época do ano, como o algodão, linho, fibras naturais e a viscose.  Tecidos sustentáveis também entram em cena. Geralmente eles são um pouquinho mais caros, mas estão cada vez mais em alta”, detalha a estilista.  

Caroline, cita algumas inspirações relacionadas aos anos 1970 e 1990, que com algumas modificações para os tempos atuais, voltaram a fazer sucessos nesta estação. “A estética do boho chique, que nada mais é que visuais despojados popularizados pelo movimento hippie na Europa durante os anos 1970, combina elementos boêmios e hippies como roupas fluidas, estampas étnicas e acessórios artesanais. Essa tendência volta a ter mais notoriedade, trazendo releituras”, ressalta. 

Em relação a cortes e modelos, a estilista traz duas modelagens opostas, mas que são destaque nesta estação. “O Oversized, um estilo mais confortável continua em alta. Peças fluidas também, a pantalona e algumas peças mais específicas, como blusas frente única, que são bem abertas nas costas, ela se assemelha a um avental. Também as batas, uma coisa mais romântica, com lacinhos frontais, acredito que na primavera e no verão ganhará bastante força”, finaliza.