As experiências vivenciadas em sala de aula ganharam vida nos projetos apresentados pelos alunos do Colégio Satc de Turvo em mais uma edição da Feira de Ciência e Tecnologia (Fecitec). A exposição contou com trabalhos de todas as séries, desde o primeiro ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio e técnico. Intuito foi estimular o desenvolvimento da criatividade e da capacidade investigativa dos alunos.
A feira atraiu familiares dos estudantes e também visitantes de outros colégios da região. Projetos interdisciplinares que envolveram áreas como Ciências, História, Química e Língua Portuguesa foram apresentados, demonstrando a diversidade dos conteúdos estudados.
Segundo a coordenadora do Colégio Satc de Turvo, Katiane Búrigo, a realização da Fecitec é uma representação daquilo que o estudante busca em termos de pesquisa, inovação e trabalho em equipe. “Ao apresentar os projetos, os estudantes mostram à comunidade escolar o que aprendem em sala de aula. Isso proporciona um rico conhecimento na área científica para o estudante”, comentou.
Um dos projetos desenvolvidos e apresentados na feira foi sobre circuitos elétricos utilizando energias renováveis. Conforme a aluna do primeiro ano e uma das participantes do projeto, Larah Savio, ao colocar o estudo em prática, foi possível conferir o funcionamento de teorias que são passadas pelos professores de forma dinâmica e criativa.
“A feira de ciência e tecnologia está nos ajudando a evoluir como estudantes e a pensar em novas formas de contribuir para o futuro. Nosso grupo decidiu falar sobre energias solar, eólica e hidrelétrica, porque é um assunto interessante, importante para o nosso futuro e traz experiências que achamos muito legais”, afirmou a estudante.
A Fecitec envolveu os alunos durante todo o dia. Ao final, uma banca formada por professores avaliou o desempenho de cada equipe. Os projetos vencedores foram premiados com uma viagem para o Beto Carrero.