Com o foco em uma nova indústria para a região Sul, teve início, nesta terça-feira (24), o “CyberSatc”, o maior evento de cibersegurança de Santa Catarina, reunindo especialistas, palestrantes e entusiastas da área. Além dos palestrantes, a novidade da noite foi o lançamento do novo curso técnico que será ofertado pelo Colégio Satc: o curso técnico em Segurança Cibernética.

Na abertura, com o espaço do AM Master Hall lotado, além das presenças de autoridades, os participantes contaram com as palestras de Daniel Dalalana, CEO da WSS Security e Marcelo Malagutti, assessor do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e secretário executivo do Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber), que falaram sobre Segurança da Informação e as oportunidades e desafios na Cibersegurança.

De acordo com Fernando Luiz Zancan, diretor executivo da Satc, o evento reforça o papel da instituição na promoção da cibersegurança na região. “Queremos criar uma nova indústria de cyber aqui e a Satc entra nisso pela expertise, pelos cursos de graduação e o novo curso técnico que estamos lançando. Quando se pensar em cyber no Brasil, queremos que Criciúma seja referência”, afirmou.

O secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Ramicés dos Santos Silva, também destacou o impacto do evento para o estado. “Criar excelência em uma área gera valor. Hoje, estamos plantando essa semente em Criciúma, e estou muito feliz com o que estamos vendo aqui”, ressaltou.

Novo curso técnico único no Brasil

O lançamento do novo curso técnico oferecido pelo Colégio Satc em 2025 foi um dos destaques da noite. Recém aprovado, o curso foi exaltado na Secretaria do Estado de Educação pela iniciativa.

“Será um curso concomitante com o Ensino Médio. Nós escrevemos o projeto e, na semana passada, conseguimos aprovação da Secretaria do Estado de Educação de Santa Catarina. Esse curso vai começar a promover uma base robusta para toda a evolução do sistema de cyber, que depois vai fomentar e alimentar o próprio curso de Engenharia de Computação”, contou o coordenador adjunto dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Software da UniSatc, Vagner Rodrigues.

Nesta quarta-feira (25), o CyberSatc continua com Mateus Buogo, que abordará temas relacionados à segurança ofensiva. O evento será encerrado na quinta-feira (26) com uma palestra de Meirylene Avelino, especialista do time de segurança da Globo. O evento gratuito está sendo realizado no AM Master Hall, em Criciúma, com programação até quinta-feira (26), sempre a partir das 19h.

O CyberSatc busca impulsionar o desenvolvimento da cibersegurança em Santa Catarina, promovendo debates e trocas de experiências entre os principais nomes do setor. As inscrições podem ser realizadas pelo link e a entrada é gratuita para todos os dias do evento.