Com o período eleitoral se aproximando, surgem dúvidas quanto ao significado dos tipos de votação. Além do voto que será contabilizado, também existem outros dois, sendo eles em branco e nulo. O primeiro é quando o eleitor escolhe não votar em algum candidato ou partido, usando o botão específico da urna para isso, e o segundo ocorre quando o votante insere um número que não pertence a nenhum dos candidatos ou partidos.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os votos nulos e brancos, não anulam uma eleição, mesmo que representem mais da metade da população. Nas eleições de 2022, representaram 4,59% dos votos, dentro dos 79,41% de eleitores aptos que compareceram.
Abstenção do voto
A mestra em Ciências Políticas, Janete Triches, alerta sobre o aumento no número de votantes que vem se abstendo nas últimas eleições e como isso impacta no processo democrático do país. “A abstenção fragiliza e bastante a democracia. Porque a democracia é o regime da participação popular. O povo é quem decide o seu destino, escolhendo seus representantes, que depois governarão ou legislarão em seu nome”, ressalta.
Dados do TSE apontam que dos mais de 156 milhões de votantes aptos, cerca de 20% deles não compareceram às urnas em 2022.