A alimentação é uma necessidade básica do ser humano e saber balanceá-la é de suma importância para a manutenção da saúde e do bem-estar. Com uma nutrição equilibrada, se tem diversos benefícios, como melhor absorção de substâncias, além de ajudar na manutenção sadia do corpo humano.

A nutricionista Debora Berti, explica o que define uma alimentação balanceada e quais são alguns de seus benefícios. “É uma alimentação com amplitude de nutrientes. Quanto mais vasta a diversidade alimentar, melhor. A maneira que as pessoas se alimentam em si vai respeitar sua rotina e vai direcionar para equilíbrio do corpo e suas funções”, constata.

A especialista em nutrição também aponta outros benefícios do equilíbrio alimentar. “Bem-estar, manutenção sadia do corpo, melhor absorção de nutrientes e principalmente as questões de prevenção e projeção para uma vida mais longínqua e saudável, são alguns dos principais pontos positivos da prática de uma alimentação saudável”, ressalta.

Debora ressalta também como o controle alimentar pode acontecer até mesmo antes do nascimento. “O casal que decide engravidar já pode começar com os cuidados nutricionais, antes da concepção. Isso ajuda na formação de um bebe saudável. Uma criança gerada com bons aspectos nutricionais sentirá esse impacto no desenvolvimento de toda sua vida”, explica.

Dicas para ter uma alimentação saudável

– Priorizar alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, verduras, leite e farinha.

– Limitar o consumo de alimentos processados e ultra processados, como conservas de verduras e macarrão instantâneo, respectivamente.

– Comer com regularidade e atenção, tomando tempo para mastigar propriamente e evitando “beliscos” durante refeições.

A ingestão de alimentos mais saudáveis e a troca de produtos mais processados por naturais, são os principais passos a serem tomados para o início de uma reeducação alimentar. Debora também reforça a necessidade desta troca. “Uma boa sacada é o ditado: descasque mais e desembale menos. É importante lembrar que se a pessoa quiser algo mais individualizado, é bom procurar o acompanhamento de um especialista”, pontua.