O curso de Engenharia de Software da UniSatc foi avaliado com a nota máxima do Ministério da Educação (MEC). A avaliação considera a qualidade do ensino, estrutura e desempenho dos estudantes. Com o 5 obtido, os acadêmicos do curso poderão ser beneficiados pelo programa Universidade Gratuita.
Segundo o coordenador de Engenharia de Software da UniSatc, Anderson Farias, um dos fatores determinantes para a conquista da nota máxima foi a estrutura inovadora do curso. O diferencial está na forma como o curso foi concebido, sendo o primeiro do Brasil a moldar sua grade curricular com base no processo produtivo de software.
“É um curso de Engenharia de Software que segue as cinco etapas essenciais de qualquer engenharia: especificação, projeto, execução, controle de qualidade e entrega. E essas etapas foram adaptadas para o contexto de software, contemplando disciplinas focadas em requisitos, arquitetura de software, desenvolvimento, testes e DevOps”, destaca Farias.
A abordagem prática e alinhada com o mercado chamou a atenção dos avaliadores do MEC desde o início do processo de avaliação. “Eles ficaram impressionados com a modernidade e a pertinência da nossa grade curricular, que está totalmente atualizada com as demandas do mercado de trabalho”, completa. A escolha de professores também foi um fator decisivo. Todos os docentes atuam diretamente no mercado, trazendo para a sala de aula a teoria e a experiência prática do dia a dia.
Durante a visita, os avaliadores do MEC inspecionaram os laboratórios, auditaram os equipamentos e conferiram o material bibliográfico disponibilizado pela biblioteca. Conforme o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan, a boa avaliação é resultado de um trabalho constante da instituição de oferecer ensino de qualidade aos alunos.
“Nosso objetivo é sempre inovar e proporcionar aos nossos estudantes uma formação que os prepare para os desafios do futuro. Essa conquista reafirma nosso compromisso com a qualidade e com o desenvolvimento do ensino superior na nossa região e em todo o Brasil”, finaliza.