Aprender uma segunda língua na infância, é algo que pode auxiliar na criação de laços entre indivíduos, não só de fora do país, mas também dentro. O conhecimento de mais de um idioma, traz diversos benefícios, que vão além de poder se comunicar em uma possível viagem ao exterior, como melhorar o desenvolvimento cognitivo e emocional infantil.  

A psicopedagoga Rosângela Dagostin, constata os benefícios cognitivos que o conhecimento de uma segunda língua pode trazer. “Aprender um novo idioma na infância é um conhecimento a mais para o cérebro. Irá trazer uma maior segurança para se expressar, contribui para o fortalecimento emocional e social dessa criança. Contribui também para o desenvolvimento cognitivo, e a capacidade de aprendizagem dessa criança melhora. Proporcionando uma melhor resolução de problemas”, afirma.

A coordenadora de inglês do Colégio Satc, Beatriz de Medeiros, relata como o aprendizado de linguagens ajuda no desenvolvimento de relações sociais das crianças. “Quando nos abrimos a aprender uma nova comunicação, e na infância principalmente, há algumas questões que são muito importantes no social da criança. Como por exemplo, o acerto e o erro, o querer entender, o querer se comunicar e respeitar o processo de aprendizado. Além de ter menos vergonha para se comunicar”, explica.

Beatriz também afirma como as habilidades adquiridas podem impactar na aprendizagem em geral. “Há estudos, que indicam que quem aprende um segundo idioma, tem facilidade para aprender qualquer coisa, seja matérias, como matemática, física e química, mas também na vida. Aprendendo a não desistir na primeira tentativa e geralmente, tendo uma melhor retenção de informações”, pontua.