Nesta terça-feira (20), o Colégio Satc realizou a 2ª edição de uma formação destinada a professoras que atuam na primeira infância em instituições da região. O evento gratuito teve como foco central a importância da preparação adequada dos espaços de ensino para promover a absorção do conhecimento pelas crianças. A atividade buscou não apenas capacitar os educadores, mas também oferecer momentos de troca e inspiração.
Para a diretora do Colégio Satc, Izes Ester Machado Beloli, o evento foi uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e fomentar a reflexão entre os participantes. “Este foi o momento para enriquecer nossa prática docente, proporcionando momentos de inspiração e troca de ideias. Queremos que os professores saiam daqui pensando: o que posso levar para minha escola e colocar em prática? Esse é o propósito da noite e foi um momento de aprendizado”, destacou.
A palestrante convidada para a noite foi a pedagoga paranaense Aluah Bianchi, idealizadora do canal “Mural Pedagogia”. Ela ressaltou a relevância da formação continuada como um espaço de reflexão crítica para os educadores. “Nossa vida na escola é muito corrida. Se não reservamos momentos específicos para olhar para o que estamos fazendo e aprendendo novas formas de atuar, corremos o risco de repetir as mesmas práticas e entregar menos do que ideias para as crianças”, afirmou.
A pedagoga enfatizou a importância de teoria articular e prática no dia a dia escolar. “A prática pela prática não funciona, assim como a teoria distante da prática também não. Precisamos dessa interlocução para que o conhecimento realmente se traduza em ações efetivas”, completou.
Durante a formação, a pedagoga apresentou cases para conectar a teoria com exemplos práticos, trazendo vivências que os professores podem adaptar para suas realidades. “A ideia é trabalhar juntas dentro de um campo teórico, mas sempre com um olhar para a prática”, concluiu.