O Colégio Satc recebeu a visita da Cônsul Geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, Sra. Eugenia Tiziana Berti. Com uma longa história de intercâmbios entre alunos, a Satc e a Itália veem na visita uma oportunidade de reativar uma valiosa troca cultural e educacional. A visita teve como principal objetivo discutir a retomada dos programas de intercâmbio, fortalecendo a conexão entre a instituição e a Itália.
“Fiquei bastante entusiasmado com a visita dela e também com o tanto que ela achou a escola atualizada, moderna e com excelentes perspectivas também para essa boa formação”, ressaltou o reitor da Satc, Carlos Antonio Ferreira.
A Cônsul ficou impressionada com a infraestrutura da Satc, destacando a modernidade e a amplitude das instalações. “Tudo é muito grande e bonito, além disso é muito bem equipado”, afirmou durante sua visita. A visita pelo colégio teve destaque ao visitar os laboratórios de Design e Engenharia, reconhecendo a excelência e a atualização tecnológica da instituição.
A cônsul também destacou a importância do investimento na formação técnica de nível médio, enfatizando que essa necessidade é compartilhada tanto pelo Brasil quanto pela Itália. Esse ponto será um dos pilares na estruturação de futuros projetos de intercâmbio e outras atividades que conectem a Satc com a Itália, Criciúma e a região.
Além disso, Eugenia Berti frisou a relevância da equidade de gênero nos cursos oferecidos pela Satc. Ela elogiou a participação feminina em cursos técnicos e de graduação, considerando esse aspecto crucial para a aceitação do governo italiano em retomar os intercâmbios promovidos pela Satc anos atrás.
“Foi um encontro muito oportuno, pois conseguimos resolver muitas questões que estavam pendentes e conseguimos alinhar muitos pontos para que os intercâmbios possam voltar a acontecer. Uma visita muito boa”, enfatizou o coordenador coorporativo da Satc, Roberto Bortolotto.