A Festa Junina, celebrada nos meses de junho, julho e as vezes em agosto, têm um significativo impacto para as vendas do comércio de Criciúma. Gerando assim, uma expectativa para os lojistas, tanto na área de roupas, quanto na área de alimentos. Conforme informações coletadas com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, as vendas envolvem decorações, fantasias e comidas típicas. Além de haver a criação de promoções e parcerias entre vendedores e fornecedores, gerando impacto positivo para as lojas.

A diretora executiva da CDL, Greissi Boaroli, declara que na época de Festa Junina, ocorre aumento de vendas em diversos setores. “Tradicionalmente, observamos um aumento nas vendas de produtos típicos como alimentos, vestuário temático e decorações relacionadas às festividades juninas. Além disso, eventos promocionais e parcerias com fornecedores, são algumas estratégias de vendas voltadas a esse período”, confirma.

No Escala Hiper de Criciúma, as vendas de produtos relacionados à festa junina, pioraram em comparação ao ano passado, durante o mesmo período. “Em relação ao ano passado, houve uma piora nas vendas no mês de junho, mas é esperado que julho haja uma melhora”, informa o gerente comercial, Meuri Júnior da Cruz.

O gerente ainda ressaltou que os produtos mais vendidos no estabelecimento são alimentos derivados do amendoim, como paçoca e pé de moleque. “O que a gente mais vende são comidas com amendoim, tipo a paçoca. Elas saem mais, já que são tradição e também porque dá para colocar na mesa, para dividir”, relata.

Além de comidas, a venda de fantasias também é muito lucrativa nesta época, o administrador da Cricifios, Leonardo Amorim, ressalta que houve aumento de 20% no número de vendas do local. “Nesse ano, houve aumento de 20% no lucro com as vendas das fantasias. Principalmente fantasias femininas, saias especialmente. Também vende bastante as roupas infantis, ainda mais com as festas escolares”, afirma.