Com um amplo espaço verde em meio à cidade de Criciúma, a Satc se destaca pela mistura entre prédios e áreas de natureza. Onde alunos, colaboradores e a comunidade em geral podem explorar, apreciar e viver no meio de árvores, gramados e diversidade animal. Desde 2008, a instituição é certificada com a ISO 14001, que determina seu comprometimento com a redução de impactos ambientais no processo interno. Por isso, nessa Semana do Meio Ambiente atividades especiais mobilizam todo o campus, destacando a valorização, preservação e conscientização da natureza e suas diversidades.  

Dentre as propostas de promoção ambiental, a instituição se destaca por ter uma trilha ecológica com marcação de árvores e plantas nativas e um horto com os cuidados de mudas e flores. Além, de um Núcleo de Meio Ambiente que realiza projetos de preservação e recuperação ambiental para prefeituras.

E para marcar a mobilização mundial em torno do Meio Ambiente, os alunos do Colégio Satc fizeram experimentos envolvendo a reciclagem, recolheram lixos, exploraram os materiais naturais e puderam criar artes com os itens recolhidos.

1º Concurso de Fotografia da Satc

Como forma de promover a apreciação da natureza, o setor de Sistema de Gestão Integrada (SGI) da Satc organizou o 1º Concurso de Fotografia da instituição. Os colaboradores tinham a missão de destacar os ambientes e biomas em que convivem todos os dias.

“Temos muitos metros quadrados de áreas verdes. As salas são rodeadas de árvores, de flores, então a gente queria que o pessoal saísse desse automático, que saísse um pouco do trabalho e apreciasse a natureza que está ao redor e registrasse o momento. Então, tivemos fotos de espécies que temos aqui, variedade de árvores e animas. Queríamos despertar essa consciência de que temos um ambiente saudável aqui dentro e que pode ser contemplado diariamente”, conta a analista de gestão ambiental da Satc, Hemily Cancelier.

Com a inscrição de 25 fotos, os vencedores foram avaliados pela bióloga, Regina Fernandes, e o jornalista, Lucas Colombo. O 1º lugar ficou com o colaborador Giovane Schneider, seguido pelo Mauro Zavarize e em 3º lugar ficou a Rosemary Damiani.

Valorização do Meio Ambiente

Durante a Semana, as turmas dos Guardiãs da Natureza da Educação Infantil, fizeram uma visita ao Laboratório de Biologia, para um experimento sustentável com os alunos do Curso Técnico em Química e a professora Alessandra Vieira.

Os pequenos desenvolveram a prática do papel semente, um processo que faz a reutilização de papeis. “Os alunos conheceram toda a parte teórica desse método sustentável e colocaram a mão na massa, picando, auxiliando os estudantes da química. Esse envolvimento é uma forma de fortalecer ainda mais o cuidado com a natureza. De entenderem que ao invés desses papéis irem para o lixo, eles estão sendo reutilizados, transformando em papel semente, para que depois as crianças possam plantar em família”, relata a professora da Educação Infantil V2, Giovana Daleffe.

Para o Guardião do Outono, Vicente Menegon, a atividade foi muito divertida. “A gente aprendeu com os cientistas que o papel tem a celulose e por isso, depois que picar dá de reciclar. E daí colocamos na batedeira, misturamos na água e um amigo colocou sementinhas bem pequenas junto, para a gente poder plantar em casa”, conta.

A conscientização sobre qual é a relação das pessoas com o papel foi o foco da atividade. “A proposta ensinou as crianças como descartar de forma correta o papel e mostrar uma das técnicas de retorna-lo ao processo. Então ensinamos de forma lúdica a produção do papel semente, onde irão cultivar e terão o aprendizado sobre o ciclo do meio ambiente”, ressalta a professora de química, Alessandra Vieira.

Preservação dos recursos naturais

As turmas do Ensino Fundamental exploraram os ambientes naturais da escola, compreendendo o bioma e fazendo o recolhimento de resíduos encontrados no intervalo. Realizaram atividades utilizando matérias naturais que coloriram o pátio, para que a mensagem da preservação fosse compreendida por todos.

“Cada ano desenvolveu ações com o tema meio ambiente, para que nossos alunos compreendessem todos os pontos ligados ao tema. Então, durante a semana vimos as turmas engajadas em suas tarefas, missões de cuidados com os nossos espaços e principalmente, de compartilhar cada aprendizado com as suas famílias. Por isso, cada um levará sementes para serem plantadas em conjunto com os pais e familiares”, relata a coordenadora do Ensino Fundamental, Sandra Marcon.

Os estudantes do 2º ano produziram desenhos e colagens com materiais naturais. Já os pequeninos do 1º ano produziram um cartaz coletivo da Terra com pessoas em volta como símbolo da conscientização coletiva.

Conscientização ecológica

Para marcar a data, uma campanha de arrecadação de tampinhas plásticas foi lançada pelo Ensino Médio em parceria com o SGI da Satc. A campanha destina-se a juntar uma grande quantidade desse resíduo constantemente jogado a natureza e que serão direcionadas à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

“O valor arrecadado pela entidade é revertido para projetos que auxiliam mulheres em tratamento de câncer. Os alunos têm até o dia 28/06 para juntarem o maior número de tampas e a turma vencedora receberá uma gratificação”, frisa a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just.

Piquenique do Meio Ambiente

Para encerrar as atividades da Semana do Meio Ambiente, os colaborares participara na tarde desta sexta-feira (7) de um percurso ao longo da trilha da Satc, uma mini oficina de plantio, finalizando com um piquenique.  

“Essa atividade teve um propósito mais sensível, porque os participantes puderam apreciar a nossa natureza, as plantas durante a trilha, depois plantaram e cultivam os próprios vasos. Tudo isso, para perceberem que as plantas também estão vivas no planeta Terra, de que também precisam de cuidado e de um ambiente saudável”, destaca a analista de gestão ambiental.

E para terem a experiência completa os profissionais puderam preparar seus vasos e lanchar coletivamente. “No horto nós tivemos uma aula prática para fazer vasinhos de suculentas. Preparamos uma mesa com ferramentas, plantas e terra para que cada um pudesse cuidar de suas próprias plantas e levar para casa. E para finalizar isso, preparamos um kit com lanchinhos saudáveis como forma de agradecimento a participação de todos”, finaliza Hemily.