Palestras, oficinas e visitas técnicas fizeram parte de mais uma edição da Semana Tecnológica do Colégio Satc. Mais de 600 alunos que integram os Cursos Técnicos da instituição, nos períodos vespertino e noturno, participam de atividades envolvendo formação e conhecimento. Essas ações de preparação de carreira permitiram novas experiências práticas aos estudantes e futuros profissionais.
Durante quatro dias de atividades, os alunos puderam acompanhar temas diferenciados e agregar novos conhecimentos ao currículo. “Com o evento, nós queremos apresentar e permitir para esses estudantes do ensino técnico uma vivência bem ligada a partir de indústria, o mercado, onde eles vão estar atuando no futuro. Então, isso os aproxima de suas áreas de formação a partir das visitas técnicas e workshops com profissionais gabaritados”, conta o coordenador dos Cursos Técnicos do Colégio Satc, Adelor da Costa.
Para as turmas que no fim do ano se formam, o projeto ‘Fábrica de Ideais’ fez parte de dois dias de aprendizado. “Esse projeto proporcionado às turmas de 3ª fase está muito alinhado aquilo que a Satc traz de inovação, startup, os novos negócios. Foram dois dias de imersão, porque hoje a indústria tem a necessidade de estar se renovando, criando novas ideias, novas metodologias, tendo uma visão realmente para a parte de inovação. E a Satc, reforça seu compromisso com a formação, tornando esse estudante capacitado em várias áreas”, destaca Costa.
Semana de formação
Os 10 cursos técnicos participantes foram de Multimídia, Eletromecânica, Informática, Mecânica, Design Gráfico, Química, Manutenção Automotiva, Eletrotécnica, Administração e Fabricação Mecânica.
Cada técnico buscou o que é de mais atual em sua área para atualizar os estudantes e futuros profissionais. “Os números do nosso setor de estágio são muito superiores em termos de procura, analisando os profissionais que estão sendo formados. Então é uma taxa de empregabilidade que é extremamente alta e são ótimas vagas de emprego. O mercado de trabalho por sua vez, também valoriza muito o profissional formado no ensino técnico da Satc”, pontua o coordenador.