A compreensão sobre a natureza e de todos os recursos que são gerados por meio dela fazem parte dos aprendizados promovidos pelo Colégio Satc. Em 2024, cada turminha da Educação Infantil representa uma das estações do ano e os pequenos do Infantil III são os Guardiões do Verão. Em uma aula especial, os estudantes receberam a visita do Sol. Onde puderam aprender sobre os movimentos da Terra e terem o entendimento sobre porque existe o dia e a noite.
Com um ambiente totalmente imersivo, os alunos foram transportados para o Verão e viram todo o percurso que a Terra faz em torno do Sol. “Cada um pode fazer a trilha dos 365 dias do ano com a Terra na mão. Assim, viram que o sol tem papel fundamental nos nossos dias e noites e que dependendo da estação, nosso planeta fica mais perto ou longo de Sol. Tudo isso, é realizado de forma lúdica para que nos próximos anos eles lembrem que a Terra faz uma rotação. Porque vivenciaram isso numa brincadeira com o Sol”, explica a professora de Ciências do Colégio Satc, Zenaide Topanotti.
Para a atividade ser ainda mais especial, os alunos vieram trajados com looks de verão para deixar o ambiente super divertido. “Essa proposta faz parte do projeto do nome da turma, onde estamos aprendendo muitas curiosidades sobre o verão e principalmente sobre o sol. Então abordamos sobre as cores do sol, onde que ele mora. Descobrimos também que o sol é uma estrela e muitas outras características a respeito do sol e dessa temática. E para que compreendessem ainda mais esse dia, as famílias mandaram as crianças com roupas que eles usam no verão, para que pudessem buscar suas memórias dessa época do ano”, conta a professora do Infantil III, Maria Tereza de Medeiros.
Raios de Sol do Verão
Além de aprenderem sobre a estação mais quente do ano, os alunos colocaram a mão na massa e pintaram o sol e seus raios para iluminarem todo o ambiente com os seus trabalhos.
“Nessa atividade eu quiz propor o encantamento e a descoberta do que é o natural, do que o planeta Terra propõe para a gente da natureza em relação à pintura. Então usando a argila, o solo, a terra, a turma pôde conhecer a diversidade de tipos de solo e que eles podem ser de várias cores. Então eles pintaram suas estrelas brilhantes com substâncias 100% naturais”, destaca Zenaide.