A inserção de alunos recém-formados no mundo trabalho é um importante aspecto para a formação pessoal e profissional de cada um, resultando na conquista do primeiro emprego. Para auxiliar nesse processo, a Satc possui o Programa Jovem Aprendiz, que conta com uma plataforma digital que conecta os candidatos e as empresas. Para destacar ainda mais a importância da qualificação profissional, a instituição promoveu a Semana do Jovem Aprendiz, que contou com bate-papos e troca de experiências com ex-aprendizes já formados.
Com cursos de Assistente Administrativo e de Alimentador de Linha de Produção, o Programa atende nesse semestre 170 jovens nas unidades educacionais da Satc Criciúma e Turvo. “Nessa semana montamos uma programação especial para os jovens, onde segunda-feira aconteceu em Turvo a palestra com a Laís Espíndola, que é uma ex-aprendiz formada por nós e atualmente é gestora de RH da Procer Automação. No encontro ela pôde contar como que foi sua jornada enquanto aprendiz e o que a levou até a ocupar o cargo de gestão que tem atualmente”, explica o analista de negócios da Satc, Eduardo Just.
Nesta sexta-feira (26), os alunos de Criciúma puderam participar de uma conversa com três ex-aprendizes. Estavam presentes, a supervisora de conformidade operacional do grupo Realengo, Heloísa Canever, o Líder de Almoxarifado da Procer Automação, Ronald Ferreira e Guilherme Nunes Barbosa da área de Gestão de Pessoas da Satc.
“É muito gratificante ver tudo isso, porque quando a gente é jovem aprendiz a gente sonha em crescer profissionalmente, mas não imagina que vai realizar. Embora eu tenha conseguido essa conquista, é muito bom voltar e trazer a experiência que já adquiri no mercado de trabalho e compartilhar com o pessoal que é jovem aprendiz”, conta o Líder de Almoxarifado da Procer, Ronald Ferreira.
O mesmo sentimento é compartilhado por Heloísa Canever. “É uma sensação incrível poder compartilhar as coisas que a gente já adquiriu e mostrar pra eles que podem também conseguir. E ver assim toda a nossa trajetória, ver que mesmo jovens conseguimos bons cargos na empresa e isso é um reflexo do Programa da Satc”, destaca.
Oportunidades do Jovem Aprendiz
O desejo de seguir conquistando novas oportunidades faz parte da vida a aluna, Kamilla Evangelista, que vê no curso de Assistente Administrativo a oportunidade de seguir na empresa que trabalha. “Ser jovem aprendiz, principalmente aqui na Satc é uma oportunidade muito grande. A gente aprende bastante coisa e hoje posso dizer que eu trabalho em uma empresa onde consigo colocar em prática tudo que eu aprendo aqui dentro. Com isso, conseguir ajudar a implantar métodos como processos gerenciais, nota fiscal e gestão de estoque”, relata Kamilla.
Com o objetivo de inserir os jovens no mercado de trabalho, o Programa Jovem Aprendiz da Satc é a ponte de ligação dos alunos com o mercado. “Nosso propósito é fazer com que esse estudante tenha a primeira experiência de trabalho já qualificado. Por isso, o programa é voltado para jovens que tenham idade entre 14 e no máximo 24 anos, onde quatro vezes por semana atua na empresa e uma vez por semana vem para a escola para fazer as aulas do curso na qual ele está matriculado”, destaca Just.
Os candidatos e empresas interessadas podem realizar o seu cadastro no site https://jovemaprendiz.satc.edu.br/.