Fazendo parte do roteiro turístico de Criciúma, a Mina de Visitação Octávio Fontana é o principal local em que se mantem viva a história do município quando se fala em Carvão Mineral. Para compartilhar experiências e vivências do dia a dia dos mineiros, a Prefeitura de Criciúma e a Satc receberam na última sexta-feira (18), influenciadores digitais de turismo de toda Santa Catarina, para um momento de explorações históricas a partir de uma visita guiada.
A Mina é administrada pela Satc, que resgata os momentos históricos locais com um pequeno museu, a mini locomotiva e a visita nas galerias da mina. “Esse local revela momentos que ficaram na memória dos criciumenses, mas que as novas gerações não sabem como foi. Então, nesse encontro com os influenciadores digitais, nós pudemos mostrar esse ponto turístico, mas também características peculiares da mineração, como a fé, a forma de extração do carvão. E um momento marcante que é a partilha do café nas galerias”, destaca o reitor da Satc, Carlos Antônio Ferreira.
Com propósito de realizar a divulgação turística da cidade, a ação foi conduzida pela Fundação Cultural de Criciúma. “No nosso roteiro não poderia falta a Mina de Visitação, que é a única da América Latina. A experiência no local foi uma surpresa maior do que a gente esperava, porque todos ficaram encantados e curiosos. Nós tínhamos influencers de Blumenau, Joinville, Florianópolis, que nunca tinham visto algo assim e ficaram surpresos com tudo que a capital do carvão tem a oferecer”, relata o presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Marquinhos Mendonça.
Ao final de todos os passeios, a Mina de Visitação foi a atração que mais encantou. O casal, Ariadne Brito e Marcus Bittencourt, administradores do perfil ‘Par de Vaso’, ficaram encantados com a experiência. “Essa é uma oportunidade incrível, porque é uma curiosidade em que pudemos ver de perto, enxergar o carvão e isso é muito legal. Também nos levou para momentos da história da cidade, nos dando um novo olhar para Criciúma e o turismo local”, conta Bittencourt.