Alunos dos terceiros anos (3001 a 3005) do Colégio Satc estão apresentando trabalhos com temáticas voltadas ao meio ambiente e sustentabilidade. A proposta do ‘Terra sob pressão’ é promover debates sobre o tema, identificar as causas e buscar intervenções para a resolução de problemas ambientais. As apresentações estão ocorrendo de forma criativa, como com paródias e podcast ao vivo.
Pensando em uma proposta que tivesse uma maior interação por parte dos alunos e colocando em prática as metodologias ativas, a professora Cristiane Drei Spillere reuniu o trabalho com o assunto proposto no material apostolado: meio ambiente e conferências mundiais. “Introduzi os assuntos por aula dialogada e expositiva. Logo depois organizei uma lista de oito propostas de apresentação”, conta.
Dentre os problemas ambientais que são debatidos, estão poluição hídrica, gases de efeito estufa, desertificação, crise hídrica e aquecimento global. “Cada proposta pede uma forma de apresentação e uma ação de intervenção, podendo relatar algo que já está sendo feito no mundo mas obrigatório trazer uma proposta do grupo para amenizar o assunto problema apresentado”, detalha a professora.
As apresentações acontecem em formato híbrido e, de acordo com Cristiane, estão surpreendentes. Usando a criatividade, os grupos já organizaram perguntas com brindes pra quem acertava a resposta, podcast ao vivo e até paródia.