Com a chegada das festividades de fim de ano e a temporada de verão, as autoridades de trânsito intensificam seus esforços para garantir a segurança nas estradas. Segundo o Tenente Marcelo Cony, comandante da 2ª companhia do 9º batalhão de Criciúma, devido ao aumento do fluxo de veículos para as praias e festividades, ocorre o também o aumento no número de acidentes, entretanto a causa principal é a mesma na maioria das vezes independente da época do ano, o uso do celular enquanto dirige.
“Nessa época do ano as pessoas estão mais concentradas em festas e em outros compromissos, é quando acabam se desatentando das questões fundamentais do trânsito. Principalmente o uso do celular, esquecendo às vezes de colocar o cinto de segurança no caminho de ida ou volta da praia e claro, as bebidas alcóolicas. Então nessas festividades de fim de ano é preciso redobrar a atenção porque gera com certeza um número maior de acidentes”, enfatiza Cony.
Ainda de acordo com o Tenente, todo ano nesta época é realizado a ‘Operação Veraneio’, como é conhecida popularmente, com o objetivo de mobilizar todos os batalhões que fazem parte da 6ª região de Polícia Militar sendo Criciúma, Içara e Araranguá.
“Alguns municípios recebem reforço de policiamento, Criciúma, por exemplo, manda de 15 a 20 policiais somando em Içara e Arroio do Silvia. Existe deslocamento não só de efetivo, mas como de equipamentos e viaturas também pra as regiões das praias. Além do policiamento com bike, que agora vai ter na orla do Balneário Rincão no qual vai contar com policiamento de bike patrulha, que é uma nova modalidade implementada aqui na nossa região”, explica o Tenente.
Estar atento ao redor e em todas as regras de trânsito na hora de dirigir é fundamental para evitar não apenas desastres nas estradas, mas também multas com valores altos. “A gente sempre orienta evitar ao máximo o uso do celular enquanto dirige até porque isso é uma notificação e não é das mais baratas, prestar bastante atenção com relação a ultrapassagens e a questão principal de todas é a clássica frase, ‘se beber não dirija’, porque a gente tem graves acidentes em decorrência do álcool, prejudicando muitas vezes a família também”, finaliza Cony.