Panetone, rabanada, churrasco e bebidas alcoólicas. Essas são só algumas das guloseimas e tentações presentes nas festas de fim de ano. As confraternizações, aguardadas por muita gente, são uma ótima oportunidade de apreciar os momentos de descontração, mas, também, de sair da dieta.
“Nessa época do ano muitas pessoas acabam ficando desesperadas, seja pelo fato de terem tentado emagrecer o ano inteiro e não terem conseguido, ou porque estão no processo de emagrecimento e agora vêm as festas. Mas a verdade é que não tem necessidade de desespero, nem de deixar de aproveitar esses momentos. A questão é o equilíbrio”, afirma a nutricionista, Beatriz Dagostin.
Segundo a profissional, muitos acabam exagerando e saindo completamente da dieta já na metade do mês de dezembro. “O primeiro passo é prestar atenção naquilo que está comendo durante o dia. Chegou a noite, no horário da confraternização, dá para comer diferente e socializar, mas nas refeições subsequentes volta à rotina normal”, explica.
Para o nutricionista, Adolfo Pla, o grande problema está na mentalidade das pessoas, que acabam se esbanjando por ser final de ano. “Meu conselho é prestar atenção nas porções que vai comer. Quando for pegar a proteína, de preferência para a parte mais magra, seja o peito no peru ou o tender, e tome cuidado com frutas secas, em calda e nozes. Esses três últimos porque são porções que parecem pequenas, mas são muito densas caloricamente”, destaca.
Além do cuidado com a alimentação, manter o corpo hidratado também é essencial. “É sempre importante tentar evitar o excesso de bebidas alcoólicas, mas caso for beber, intercale com o consumo de água. Não tem muito segredo, consistência é sempre o melhor caminho. Um pouco de comemoração não vai estragar um ano inteiro de alimentação correta”, ressalta Pla.