Formar alunos capacitados para o mercado de trabalho ou para empreenderem em seus próprios negócios é um dos principais objetivos do Centro Universitário UniSatc. Com o apoio e incentivo recebido pela instituição e professores, mais de 100 acadêmicos das três áreas do conhecimento, engenharia, comunicação e negócios, apresentaram seus Projetos Finais de Curso (PFC) na última semana.
“Nós podemos perceber bons resultados e feedbacks positivos vindo das empresas por conta da metodologia do PFC. Por meio desse método, os estudantes conseguem resolver problemas reais e apresentar soluções eficazes. No geral, as apresentações foram seguras e as ideias dos nossos acadêmicos foram inovadoras”, destaca o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan.
A proposta do PFC está dentro do que determinam as Diretrizes Nacionais Curriculares (DCNs) dos cursos de graduação, permitindo uma formação mais ampla, criativa e empreendedora. Por meio dessas competências, os acadêmicos podem optar pelo tradicional Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ou pelo Empreendimento de Conclusão de Curso (ECC). É no ECC que os acadêmicos têm a oportunidade de desenvolver modelos de negócios relacionados à sua área de estudo.
Para a coordenadora do curso de graduação em Jornalismo, Marli Vitali, os objetos de estudo dos acadêmicos são muito relevantes para a sociedade. “Os temas de TCCs e ECCs foram muito atuais, inovadores, e os estudantes trouxeram propostas que vão muito ao encontro do que o próprio mercado discute. Esses estudos contribuem muito para mostrar e levar esses frutos da UniSatc, não só pro mercado regional, mas para o restante do país e do mundo”, afirma.