O curso de Engenharia Elétrica da UniSatc, pensando no desenvolvimento dos acadêmicos para a realização de provas como o Enade, desenvolveu uma metodologia chamada de Electric Games. A partir desta iniciativa, foi desenvolvida uma ferramenta computacional com a participação do bolsista Leonardo Kunen e sob orientação dos professores André Abelardo Tavares, Breno Elias Bretas de Carvalho e Franciele Peruchi Ronchi. Além de uma publicação internacional do artigo intitulado “A Gamification Software to Aid Students to Perform Better at Exams”.
Este artigo foi aceito para ser apresentado e publicado no International Symposium on Fundamentals of Electrical Engineering (ISFEE 2023), que aconteceu nos dias 16 a 18 de novembro, na Universidade Politécnica de Bucareste na Romênia.
O artigo foi apresentado pelo professor Breno Elias de forma remota, que apresentou os resultados da aplicação do software de gamificação. Segundo o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, André Abelardo Tavares, esta metodologia e software auxiliam na simulação da metodologia de prova do ENADE e também podem ser estendidos aos concursos públicos.
“A automação do processo de correção de questões e a facilidade para a análise dos dados em cada jogo foram os principais resultados apresentados pela metodologia que gerou o artigo e software. Como exemplo, é possível identificar as questões em que os alunos têm maior ou menor dificuldade e o tempo que eles levam para resolver cada questão durante o jogo”, destacou.