Visando a graduação e a entrada no mercado de trabalho, os alunos da 4ª fase do curso técnico em Informática do Colégio Satc, apresentaram seus TCCs para professores de cursos da graduação e representantes de empresas da região. A ideia era que usassem os conhecimentos adquiridos durante as aulas para criar um projeto que resolvesse algum tipo de problemática de algum conhecido ou da sociedade em geral.
Para o professor do curso, Luciano Bittencourt Fernandes, o mais importante é conseguir demonstrar o alto nível que os alunos alcançam ao longo do curso para serem lançados ao mercado de trabalho com certa experiência. “Nós temos várias disciplinas que podem ser agregadas nesse projeto final, então conseguir compilar isso e apresentar a algumas empresas da região é muito relevante. Para que possam ser avaliados e aprimorar alguns pontos antes de integrar o mercado”, ressaltou.
Alguns alunos utilizaram seus projetos para ajudar familiares, foi o caso da Andriele Oliveira, que desenvolveu um sistema de gerenciamento para auxiliar a loja de roupas de sua mãe. “Ela estava com problema nos processos de estoque e no financeiro, então realizar esse trabalho e encontrar alguma forma de ajuda-la é muito legal. Construímos o projeto do zero, com tudo que aprendemos nas aulas, desde a parte visual até a do manuseio de dados, foi um processo muito gostoso e produtivo”, explicou.
Os trabalhos que foram de sistemas de gerenciamento a jogos eletrônicos, impressionaram os membros da banca. “O que vimos aqui hoje foram projetos que ultrapassam o nível do curso técnico, com certeza todos tem o preparo necessário para a iniciação no mercado de trabalho e também na graduação. E ainda temos a possibilidade de ajuda-los a melhorar ainda mais com a nossa avaliação”, frisou o coordenador dos cursos de Engenharia de Software e de Engenharia de Computação da UniSatc, Anderson Rodrigo Farias.