O entusiasmo da torcida foi responsável por marcar o Baja Sul 2023. A 20ª edição da competição de engenharia dos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que ocorreu pela primeira vez em solo catarinense, foi sediada pelo Centro Universitário UniSatc e recebeu mais de 500 espectadores entre sábado (4) e domingo (5).
“Eu estava acostumado a ver essas competições apenas pela internet, e ver a pista pessoalmente foi algo bem diferente e interessante. Estar presente no evento é super envolvente, toda a parte de narração, de ver os veículos e torcer junto com a galera foi muito legal”, afirma o acadêmico de Engenharia Mecânica, José Zilli.
Para o piloto da equipe Baja Satc, Marlos Dagostin, o apoio da torcida tornou a corrida mais emocionante. “Essa foi a primeira vez que teve arquibancada nas competições que já participei. Ver a galera vibrando e torcendo muda toda a atmosfera do local, ao mesmo tempo que sentimos a emoção, o clima acaba ficando mais leve também. Com certeza ter a torcida agregou muito na experiência”, destaca.
As etapas abertas para o público foram o Super Prime, que ocorreu no sábado (4) à tarde, e o Enduro, que foi disputado no domingo (5). “A torcida foi a melhor parte da competição. Ver o pessoal empolgado era o que me dava forças para continuar na pista. Às vezes estamos correndo tão rápido que acabamos agindo no automático e até se perdendo no meio da prova, e ter a galera ali, torcendo por mim, era o que me mantinha concentrado para vencer”, ressalta o piloto da equipe Tchê Baja, Vitor Rissi.
Competição inédita em Santa Catarina
Essa foi a 20ª edição do Baja Sul e a primeiro no estado catarinense. No domingo (5), o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, se fez presente e destacou o orgulho de Criciúma em receber a competição. “Nossa cidade está se tornando referência em receber eventos esportivos. Esse, além do esporte, tem o incentivo à engenharia. Ficamos orgulhosos e satisfeitos de receber a todos na nossa cidade, e o que podem esperar sempre é essa organização e receptividade”, enfatizou o prefeito.