O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 está chegando. Com as provas agendadas para os dias 5 e 12 de novembro, muitos estudantes acabam sofrendo com a pressão de conseguir uma boa nota e as melhores posições para ingressarem nas universidades dos sonhos.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste ano, são mais de 3,9 milhões de inscritos. Os números indicam uma retomada no que diz respeito ao aumento de participantes, se comparado aos dados do biênio anterior. O avanço registrado é de 13,1%, em relação a 2022, e de 14,2%, em relação a 2021.
Para a psicopedagoga, Rosângela Dagostin, é natural que a ansiedade aumente na véspera do exame, mas algumas técnicas podem ajudar a manter a calma. “Os exercícios de respiração são ótimos para relaxar. Além disso, ter uma boa noite de sono, se alimentar bem e descansar faz toda a diferença, já que o cérebro precisa ‘recarregar’ para manter o foco e a atenção e acessar as memórias”, explica.
Ainda de acordo com a profissional, estudar e ler o dia inteiro não é recomendado. “Para uma rotina de estudos produtiva, existem estratégias diferentes para cada matéria, conforme a capacidade de cada um. Leituras, vídeos, mapa mental e resumos, tudo isso pode auxiliar no aprendizado do aluno e servir como uma forma de revisão de conteúdo. E uma dica importante é não estudar no dia da prova, confie na sua dedicação”, afirma.