A natureza inspira e potencializa a criatividade das crianças com toda sua beleza, diversidade e vida. Para valorizar ainda mais as experiências únicas, a Educação Infantil do Colégio Satc realiza propostas pedagógicas ligadas ao meio ambiente e atividades ao ar livre. A partir da visita ao Meliponário Colombo, os alunos da turminha do Ensino Integral puderam conhecer e até segurar as abelhas sem ferrão.
A partir do projeto Curiosos por Natureza, os pequenos passam por experiencias especiais como visitas ao horto da escola, observando, plantando, cultivando e fazendo a colheita. “Durante as atividades ao ar livre as crianças observaram a presença de pequenos insetos na nossa horta, e descobriram que eles são fundamentais para que exista o fruto, pois contribuem na polinização”, conta a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Satc, Luciana Peruch Ferreira.
Seguindo nesta temática a professora, Tais Agda da Rosa, apresentou aos alunos o livro ‘Mel, uma doçura de abelha’. “A leitura trouxe essa importância que a gente precisa entender sobre a preservação, porque as queimadas vão prejudicar e muito o reino animal. Então as crianças descobriram como esses insetos são importantes para a nossa vida e que uma abelha pousa de 500 a 1.000 flores por dia, e se não cuidarmos delas podem sumir e parar com a produção do mel”, destaca.
Depois de conhecerem como as abelhas são essenciais para a natureza, os pequenos puderam ver na prática como vivem e realizam o mel. “Levamos os alunos do integral ao Meliponário Colombo para conhecerem as abelhas sem ferrão, foi manhã doce e repleta de conhecimentos. Entre uma colmeia e outra que as crianças puderam ver tudo que na escola aprenderam e simpatizaram ainda mais com essa doçura de abelha. Com todo carinho e atenção, o senhor Alberto Colombo, presenteou a todos com conhecimento e experiências únicas, desde sentir o sabor de mel puro até segurar uma abelha sem ferrão na mão”, ressalta Tais.