Um dia voltado a imersão na inovação. O Open Day do Centro Tecnológico da Satc reuniu, nesta terça-feira (17), colaboradores e comunidade para conhecer o ecossistema de inovação da instituição, além das pesquisas e serviços que são disponibilizados pelo CT todos os dias. Uma trilha, explicando todos os setores, além de visitas guiadas nos laboratórios de análises químicas e captura de CO2 fizeram com que tanto público interno quanto externo conhecesse um pouco mais sobre como a inovação está presente no dia a dia.
“A nossa ideia é fazer com que as pessoas tenham acesso às informações que acontecem aqui de uma forma lúdica, para que elas entendam o que é feito. E, com esse entendimento, elas se sintam parte integrante de todo esse crescimento que a gente tem aqui no Centro Tecnológico. E, se as pessoas estão engajadas, é a chance de a gente desenvolver soluções, que tenham aderência e promovam o bem da sociedade e da sustentabilidade”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Centro Universitário UniSatc.
Seja através das análises de carvão que vão para a termelétrica, até a formação de uma startup através de uma ideia, o Centro Tecnológico da Satc atua em diversas áreas do conhecimento. Todas elas com o intuito de contribuir para o crescimento da região Sul de Santa Catarina.
“Quando a gente fala de oferecer um valor para a sociedade, nós temos várias linhas de atuação. Seja desenvolvendo uma solução para uma indústria do carvão que faz com que as pessoas que moram na região tenham energia, vivam melhor. A recuperação ambiental através dos núcleos de meio ambiente. Quando as pessoas vêm um passarinho no seu quintal, tem uma vegetação bonita para olhar. Isso é produzir coisa de valor, coisa que faz bem, e isso é o que a gente faz aqui no CT”, ressalta Bilessimo.
Hoje, o Centro Tecnológico da Satc se divide em algumas ramificações que forma o Satc Negócios. Educação corporativa, com cursos rápidos e in company; Laboratórios de Análises Químicas, Consultorias e Pesquisa e Desenvolvimento, além da Inovação com os programas Cocreation, Colearning, Cobusinees e Colink.