Com o projeto “Educando para o trânsito”, os agentes da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Criciúma (DRP), André Marcelino e Sandro de Assis, estiveram presentes no Colégio Satc para uma conversa com os alunos da 4ª fase dos Cursos Técnicos da instituição. A ação faz parte da Semana Nacional de Trânsito do CIRETRAN, comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, e tem o intuito de conscientizar a população. 

Segundo o policial civil, André Marcelino, é nas escolas que a educação acontece, e é por meio do aprendizado que a mentalidade muda. “Esse projeto está sendo realizado por todo o Brasil. Como Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) de Criciúma, nós estamos trabalhando com jovens entre 16 e 18 anos, que estão próximos a tirar a carteira de habilitação, para alertar sobre os perigos da má condução e da importância dos equipamentos de segurança do veículo”, afirma.  

Conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), um acidente de trânsito acontece a cada 31 segundos, resultando em mais de um milhão de acidentes por ano no Brasil. Ainda de acordo com a pesquisa, 90% das batidas ocorrem por falhas humanas, 6% por problemas da via e 4% por defeitos mecânicos do veículo. 

Para a coordenadora do Ensino Médio e Ensino Técnico do Colégio Satc, Adriana Just Schmidt, reafirmar para os estudantes, futuros motoristas, a importância da atenção no trânsito é essencial. “Alguns de nossos alunos já até são motoristas ou estão na autoescola. Tudo o que nós, como instituição de ensino, pudermos fazer para alertar esses jovens, será feito. Todas essas orientações são necessárias para que dirijam com cuidado”, completa.