Com tempo chuvoso em Criciúma, a sexta-feira (22) iniciou com os termômetros da Estação Meteorológica da Satc registrando 18°C. Durante a tarde, no entanto, a temperatura subiu para os 25°C, encerrando o inverno. Para os próximos dias, a previsão mínima é de 19°C e máxima de 26°C na região.
Segundo o climatologista da Estação de Urussanga da Epagri, Márcio Sônego, a primavera terá dias mais quentes do que nos anos anteriores, cerca de 2°C acima da média. “Para dar início à estação, sábado (23) amanhece com 19°C e chega aos 26°C durante a tarde. No domingo, a mínima será de 20°C e máxima de 26°C”, afirma.
Sônego ainda comenta sobre a previsão de chuva na região carbonífera. “A primavera será mais chuvosa que o normal, por conta do El Niño. Então, neste fim de semana, a chuva cai no sábado e domingo, principalmente durante a tarde”, destaca.
Temperaturas acima da média
De acordo com o climatologista, o inverno de 2023 foi marcado por temperaturas acima da média. “Nós não tivemos frio intenso, como estamos acostumados. Em junho, a temperatura mais baixa foi no dia 18, chegando aos 4.4°C na região. No geral, a chuva foi em boa quantidade e não houve geada”, frisa.
No mês sete, a temperatura média foi de 16,1°C, 1,1°C acima do normal, com cerca de 130 milímetros de chuva. “Julho teve uma quantidade ideal de precipitação, porém agosto foi mais complicado. Choveu pouco, cerca de 84 milímetros, apenas 60% do que consideramos normal para essa época do ano. A temperatura média também foi mais quente do que o esperado, mas os dias mais frios do inverno aconteceram nesse mês, com mínimas de até 3°C”, ressalta Sônego.
Em setembro, a chuva já está acima da média. “Isso aconteceu em função daquele evento de temporais nos dias 3, 4 e 5, com precipitações acima dos 100 milímetros pela região. Apesar do mês ainda não ter encerrado, as temperaturas também estão acima do esperado”, completa.