Chegou mais uma sextou com indicação de nossa bibliotecária, e com ela aquela dúvida: biscoito ou bolacha? São essas incertezas que permeiam nosso dia a dia. As variações devido à regionalidade enriquecem o nosso vocabulário. Podemos notar essas características da diferença de tratamento do objeto por diversos nomes que possuem o mesmo significado.
E é por meio da prática da leitura que conseguimos conhecer essa variação das palavras e como, por meio da regionalidade, elas se comportam. Fiquem com mais uma dica de leitura nesta sexta-feira chuvosa!
Você está interessado em alguma obra listada neste artigo? Elas estão disponíveis em nossa biblioteca central. Ah! Esqueci de comentar que elas estão em nossa prateleira, é isso mesmo, temos um espaço dedicado para as obras mencionadas aqui.
1- Dorothy e o Mágico de Oz
Autora: L. Frank Baum
Editora: Principis
Sinopse: Dorothy, seu primo Zeb, a gatinha Eureka e o cavalo Jim despencam por uma fenda aberta no chão após um forte terremoto e caem na Terra dos Mangaboos. Ali, naquele lugar incrível , vivem grandes aventuras, passam por perigos de fazer tremer e reencontram antigos conhecidos. O Mágico de Oz tem um plano secreto para ajudá-los a voltar para casa. Será que vai dar certo? Dorothy e o Mágico de Oz é o quarto livro de L. Frank Baum ambientado na Terra de O z e a sequência de Ozma de Oz.
2- Diário de uma pessoa não tão ansiosa: Desvendando a vida adulta
Autora: Beth Evans
Editora: Galera
Sinopse: Em Diário de uma pessoa não tão ansiosa: Desvendando a vida adulta, Beth Evans está de volta com suas tirinhas e sacadas divertidas, agora um pouco menos ansiosa, para nos lembrar de que a tal vida adulta é um conceito superestimado e que não estamos sozinhos na luta para construir o nosso lugar de paz.
Este livro não é um guia para te levar até lá (onde quer que seja esse lá), mas pode ser o amigo com quem você divide a jornada. Mais do que conselhos, a autora compartilha suas experiências, tornando a leitura ainda mais valiosa. É como ter um amigo a tiracolo, sempre pronto a nos acolher naqueles momentos mais nebulosos em que precisamos ser lembrados daquilo que já sabemos, mas que a ansiedade e outras monstruosidades da vida adulta nos roubam.
Por isso, às vezes precisamos fazer algumas perguntas:
Como encontrar boas alternativas para enfrentar os problemas?
Como criar uma rotina de autocuidado que funcione pra mim?
Como superar uma derrota pessoal?
E, às vezes, ajuda se as respostas vierem através de ilustrações fofinhas, do tipo que você encontrará em Diário de uma pessoa não tão ansiosa: Desvendando a vida adulta.
3- Missão romance (Clube do livro dos homens – Livro 2)
Autora: Lyssa Kay Adams
Editora: Arqueiro
Sinopse: Liv Papandreas tem o emprego dos sonhos: ela é chef confeiteira do restaurante mais badalado de Nashville, comandado por Royce Preston, uma celebridade da TV. O problema é que, longe das câmeras, seu chefe é um mau-caráter. Certo dia, Liv flagra Royce assediando uma jovem recepcionista e, ao confrontá-lo, acaba demitida. Ela jura vingança, mas vai precisar de ajuda para derrotar alguém tão poderoso. Infelizmente, isso significa recorrer a Braden Mack, um empresário carismático e mulherengo. Ele se oferece para revelar ao mundo quem Royce realmente é, mas Liv tem dificuldade em acreditar nas suas boas intenções. Assim, Mack precisa chamar reforços: os integrantes do Clube do Livro dos Homens. Inspirados pelo romance que estão lendo, o Clube do Livro se une a Liv para derrubar Royce. Paralelamente, eles tentam ajudar Mack a encontrar o caminho para o coração de Liv… mesmo que ela esteja determinada a ignorar qualquer chama de paixão que surgir entre os dois.
4 – Mulheres que correm com os lobos: Mitos e histórias do arquétipo da Mulher Selvagem
Autora: Clarissa Pinkola Estés
Editora: Rocco
Sinopse: Os lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. Na Grécia antiga e em Roma, o animal era o consorte de Artemis, a caçadora, e carinhosamente amamentava os heróis. A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés acredita que na nossa sociedade as mulheres vêm sendo tratadas de uma forma semelhante. Ao investigar o esmagamento da natureza instintiva feminina, Clarissa descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna. Seu livro, Mulheres que correm com os lobos, ficou durante um ano na lista de mais vendidos nos Estados Unidos. Abordando 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio e do Barba-Azul, Estés mostra como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam. Segundo a analista, a exemplo das florestas virgens e dos animais silvestres, os instintos foram devastados e os ciclos naturais femininos transformados à força em ritmos artificiais para agradar aos outros. Mas sua energia vital, segundo ela, pode ser restaurada por escavações psíquico-arqueológicas’ nas ruínas do mundo subterrâneo. Até o ponto em que, emergindo das grossas camadas de condicionamento cultural, apareça a corajosa loba que vive em cada mulher. Clássico dos estudos sobre o sagrado feminino e o feminismo, o livro é o primeiro de uma série de longsellers da Rocco a ganhar edição com novo projeto gráfico e capa dura.
5- O colecionador de palavras
Autora: Peter H. Reynolds
Editora: Globinho
Sinopse: Nesta extraordinária história de Peter H. Reynolds, Lucas descobre a magia das palavras que o cercam ― as palavras curtas e doces, as de duas sílabas, e as polissílabas que soam como pequenas canções. Palavras que promovem vínculos, transformam e dão voz a quem as pronuncia.
Ei! Deu aquela vontade, não é? Não espere muito, que eu já vou pegar a minha leitura para o final de semana. Se, porventura, preparar aquele cafezinho, estou aceitando convites!
Até a próxima sexta!