O curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Centro Universitário UniSatc promoveu nesta terça-feira (5), uma mesa redonda com especialistas que debateram os cenários e tendências da área para 2024. A roda de conversas trouxe os especialistas e engenheiros Cleusa Crepaldi, Franciele Schmoeller e Walter Künzel e reuniu acadêmicos e comunidade no Auditório II da Satc, estimulando a discussão sobre o papel do engenheiro de segurança do trabalho e suas atribuições.

“Esse era um painel que queríamos fazer mais interativo mesmo, para transmitir o conhecimento da área de Engenharia de Segurança, mas também é um movimento para mostrarmos a importância dessa área cada vez mais presente no mercado de trabalho”, contou a coordenadora dos cursos de Pós-Graduação da UniSatc, Katiane Stolk Katiane.

O curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da UniSatc visa atender a demanda contínua no mercado por especialistas capazes de promover ambientes de trabalho seguros e saudáveis. A ideia é formar profissionais capacitados para atuarem na prevenção de acidentes, análise de riscos e medidas de proteção, através das Normas Regulamentadoras (NR).

“Exploramos um perfil de engenheiro de segurança que monta sua empresa e presta serviços voltados para as novas regras de segurança. No nosso curso temos uma parte muito voltada para as novas normas e também no empreendedorismo por parte do engenheiro de segurança”, afirmou o coordenador do curso, Luiz Carlos de Cesaro Cavaler.

O papel do engenheiro, o mercado de atuação e quais atribuições que vão acrescentar para um engenheiro já formado, foram alguns dos assuntos abordados com os convidados da noite. “Nosso objetivo foi discutir a perspectiva da engenharia de segurança para os próximos anos.  Qual o leque de trabalho que abre para esse engenheiro já formado quando ele opta pela segurança de trabalho”, ressaltou a engenheira ambiental e de segurança do trabalho, Franciele da Silva Schmoeller.

Entre as atribuições do engenheiro de segurança estão: assegurar a saúde e segurança, atuar na área de prevenção, fazer gestão de riscos, monitoramento, uso de EPI”s, entre outros. “A Engenharia de Segurança mudou meu mundo, fez eu me tornar engenheira realmente. Eu me vi calculando, projetando… Foi a Engenharia de Segurança que me fez engenheira”, declarou a engenheira ambiental e de segurança do trabalho.

O curso de pós-graduação está com matrículas abertas. Interessados em fazer parte da nova turma podem se inscrever no site ou através do telefone (48) 3431-7688.