Estimular a reflexão sobre as relações étnico-raciais no contexto da escola e do trabalho, acessibilidade a portadores de deficiência, respeito e empatia. Esses foram alguns dos temas abordados durante a 1ª edição do Simpósio de Inclusão, Diversidade e Equidade (IDE) da Satc. O evento, que durou dois dias, foi direcionado para colaboradores e alunos da instituição e trouxe importantes temáticas.

O evento teve como foco auxiliar na compreensão as temáticas, abrindo espaço para novas ideias e percepções. “Achei que foi bastante positivo. Não foi um primeiro contato com o assunto, mas foi a primeira vez que abordamos de forma sistemática. Criou um desconforto e era uma das intenções. Nós temos que criar o nosso jeito de encarar esses assuntos e que é alicerçado no respeito e na empatia”, afirmou o reitor da UniSatc, Carlos Antônio Ferreira.

Ao longo dos dois dias, o Auditório João Luiz Novelli ficou lotado para as palestras e painéis. Ao todo foram 1230 participantes entre alunos e colaboradores. “Convidamos toda comunidade Satc para participar e tivemos uma boa adesão. Os temas nos tiraram do lugar de conforto e incentivou a pensar no futuro. Temos uma longa jornada para fazer e é um evento que vai entrar no nosso calendário anual, para que sempre tenhamos maior adesão, pois é um assunto de alta relevância e importância”, ressaltou o reitor.

O evento teve em seu primeiro dia a palestra de abertura ‘Inclusão da Diversidade: o que eu preciso de fato saber?’, seguido pelo painel “Desafios e potencialidades da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”. O 2º dia do Simpósio ocorreu em três momentos distintos, começando com o painel: “Reflexões sobre as relações étnico-raciais no contexto da escola e do trabalho”. Além disso, contou com a palestra “Conhecendo o núcleo de inclusão e acessibilidade da Satc” e o encerramento do evento foi com a palestra “Educação Especial Inclusiva ao Longo da vida: acessibilidade ao currículo”.

O Simpósio de Inclusão, Diversidade e Equidade (IDE) é uma iniciativa que faz parte do Programa de Formação Continuada (Profoco) da Satc.