Bartolomeu e Napoleão, personagens do escritor criciumense, Marcello Zapelini da Rosa, que encantaram os olhos dos alunos do Infantil V do Colégio Satc, os Guardiões da Água. Com o intuito de aprender mais sobre o elemento da natureza, a turminha participou de uma contação de histórias, explorando a vida marinha. 

“Durante todo o primeiro semestre de 2023, nós trouxemos para as crianças esse encanto pela água, a chuva e os fenômenos naturais. Agora, no segundo semestre, queremos trabalhar com eles a parte de conscientização sobre a questão da poluição e do cuidado que devemos ter com os animais que dependem da água para viver. Então trazer este autor, que conta tão bem essas histórias maravilhosas, é uma forma lúdica de levar o aprendizado para a turma”, afirma a professora, Taís Agda da Rosa.

Segundo Marcello, ensinar aos pequenos que o meio ambiente é a casa de todos os seres vivos, é o começo para uma sensibilização do tema. “Eu noto que as crianças e jovens, hoje em dia, não têm mais tanto contato com a natureza quanto antes, então prezo muito pela alfabetização ecológica. Não é necessário que saibam tudo sobre o assunto, mas é importante que entendam sobre o respeito à fauna e à flora. Considero meus livros ecológicos, críticos e educacionais, para que possamos acabar com os estigmas que envolvem certas espécies”, ressalta o escritor. 

Para a aluna, Maria Giovanna da Silva de Bona Freitas, as histórias das baleias, Bartolomeu e Napoleão, são ótimas para estudar mais sobre os oceanos. “Eu aprendi que devemos sempre cuidar da água e que não devemos jogar coisas no mar, porque os animais podem sofrer com a poluição”, comentou.