Foi dada a largada para mais uma edição da Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR). Este é o sexto ano que a etapa estadual da competição é realizada na Satc. A abertura oficial do evento ocorreu nessa quinta-feira (17) e contou com palestras voltadas às áreas da tecnologia. As competições práticas serão realizadas neste sábado (19), quando também serão reconhecidos os vencedores estaduais.
A primeira etapa estadual da OBR tem o objetivo de mostrar aos participantes os segmentos da robótica e como ela está presente no cotidiano. “Os alunos são entusiastas em tecnologia, por isso buscamos trazer as novidades para que despertem neles a aplicação das teorias no dia a dia de cada um. Então através dessas palestras a gente faz a propagação desse conhecimento”, explicou o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica da UniSatc, João Mota Neto.
O evento iniciou com três palestras com os temas: Construção de drones, ministrada por Leandro Sebastião; Aplicação de robôs no segmento de vidros, ministrada por Davi Oliveira; e Convergência de automação de robôs, ministrada por Claudio Franzoi.
Durante a primeira palestra, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre construção de drones. Segundo Sebastião, a proposta de trazer o tema sobre essa nova tecnologia é de grande relevância, já que é um assunto que está em alta em todo o mundo.
“Os drones estão evoluindo cada vez mais, a cada dois meses temos uma novidade nesse ramo. A minha ideia aqui é compartilhar com o pessoal, que ainda não esteja trabalhando com esse tipo de tecnologia, e assim eles possam abrir seu leque de possibilidades e começar a pensar em robôs voadores e outros tipos de segmentos”, comentou.
A etapa estadual da OBR conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). A competição de robótica ocorrerá sábado (19) a partir das 8h30 na qual estarão participando 32 equipes, divididas em dois níveis em busca da classificação para a etapa nacional em Salvador, Bahia.
Olimpíada Brasileira de Robótica
A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza a temática da robótica. A iniciativa tem o objetivo de estimular os jovens para a profissionalização em novas tecnologias e ainda identificar os talentos entre os estudantes brasileiros. A competição é gratuita e aberta para alunos de qualquer escola pública ou privada de ensino fundamental, médio ou técnico em todo Brasil.