A 9ª edição do RoadSec 2023, a maior conferência sobre segurança da informação da América Latina, contou com a participação do Centro Universitário UniSatc. O evento anual que reuniu entusiastas, profissionais e especialistas em cibersegurança, é um importante espaço para o compartilhamento de conhecimentos. Bem como, a troca de experiências e debate sobre os desafios do mundo digital. Para atualizar ainda mais as áreas de pesquisa, disciplinas e projetos de ensino, os coordenadores dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Software da UniSatc retornaram do festival hacker com a bagagem repleta de ideias e novas propostas para os acadêmicos.
A conferência atrai um público diversificado, composto por estudantes, profissionais da área de TI, pesquisadores, hackers éticos e membros de empresas do setor. São pessoas interessadas em proteger seus dados e sistemas contra as ameaças cibernéticas crescentes.
“Este tipo de evento faz com que nós professores tenhamos acesso às principais novidades da área de cibersegurança, trazendo essas novidades para dentro da instituição. Conseguimos também, compartilhar com outros docentes e até mesmo sugerirmos adaptações nas disciplinas dos cursos. Para que fiquem ainda mais atualizados perante as tendências do mercado”, conta o coordenador adjunto dos cursos de Engenharia da Computação e Software da UniSatc, Vagner Rodrigues.
A esfera da segurança na internet está em grande crescimento, bem como, na mesma proporção a procura por profissionais especializados. A temática que envolve a segurança da informação é uma das trilhas de certificação dentro do curso de Engenharia de Computação.
“Tivemos a oportunidade de conhecermos as principais tendências, técnicas de ataque e defesa, soluções relacionadas e fornecedores da área. Com estas informações, é possível vislumbrarmos novos cenários e papeis, e atualização dos já existentes, auxiliando profissionais e acadêmicos no direcionamento da carreira”, explica o coordenador dos cursos de Engenharia da Computação e Software da UniSatc, Anderson Farias.
Segurança da informação pelo mundo
Como o mundo todo tem se tornado cada vez mais digital, as preocupações com a segurança cibernética ganham muito mais relevância.
A troca de conhecimentos e experiências entre os participantes da conferência é fundamental para o fortalecimento da cibersegurança na América Latina e para o combate às crescentes ameaças cibernéticas. “O debate levantado pelo evento consegue demonstrar para todos os acadêmicos de engenharia as diversas possibilidades de atuação na área de cibersegurança. Existem segmentos como ataque, defesa, forense e outros caminhos de estudo que englobam essa grande área”, destaca Rodrigues.